Dachshund o risco de lesões dorsais é grande

Dicas Práticas para voce cuidar do seu cão:


Dachshund porte pequeno

Dachshund: Foram criados a partir de hounds e terriers por ser longos e baixos para o chão e dessa forma entrarem em  tocas. Criados especialmente para caçar. Os de porte grande para caçarem texugos e os de porte pequenos, caçarem raposas e coelhos. Sua espinha dorsal é alongada dando a forma comprida, mas também os coloca em risco causando forte dores de coluna, e dessa forma podendo causar lesões dorsais e tendo paralizações dorsais. 

Embora todos os dachshunds estão em algum risco para a doença do disco intervertebral ou canina CIDD, alguns têm uma predisposição genética conhecida como doença degenerativa do disco.
Criados na alemanha por volta do ano de 1.600, seu nome original é "cães de texugos". São uma raça com espirito independente e corajosos. É dificil de treina-los por seu temperamento independente e de uma personalidade única e forte. Vivem em torno de 16 anos.  Há tres tipos de dachshund: O de pelo curto e duro; o de pelo liso e longo e de pelos compridos. São semelhantes entre si. São adequados para viverem em casas e apartamentos. Adoram crianças. São enérgicos, bem-humorados, amigos, muito  amorosos e caçadores. As Causas que originam as dores de coluna no dachshund (os salsichinhas):

  • Sua medula espinhal é como uma linha telegráfica entre o seu cérebro para o resto do seu corpo. Por exemplo, se você tocar um forno quente, o cérebro recebe a mensagem de dor, então voce puxa o dedo do forno quente. Se a sua medula espinhal é danificada, as mensagens não podem ser enviados ou recebidos e, eventualmente, você pode perder a sensibilidade e mobilidade. 
    Sua medula espinhal é essencial, você tem uma coluna vertebral, composta de fluido-cheia de discos, que o protege contra danos. O risco de lesão medular é ainda maior no dachshund de uma maneira desproporcional.
    Dachshunds são suscetíveis a lesões da medula espinhal, porque seus discos são finos e quebradiços, por suas costas serem muito baixas. Estes discos podem facilmente estourar e inchar, pressionando contra a medula espinhal e  não enviar mais as mensagens para o cérebro. Na doença degenerativa do disco, um disco gradualmente vaza os fluidos e exerce quantidades crescentes de pressão sobre a  frágil medula espinhal.

Sintomas:

  • A doença do disco pode se manifestar em um ou em todos os seguintes sintomas.  Eis alguns:
    O dachshund geralmente ativo está se recusando a brincar, a correr, fica muito tempo deitado ou o dachshund se recusa a curvar-se para beber, comer ou pegar o seu brinquedo favorito. Você pode também perceber se o seu dachshund está com os movimentos desordenados, cambaleando de um lado para o outro, ou quando voce  pega o seu dachshund ou vai tocá-lo ele late de dor, ou grita de dor. Sinal que suas costas ou no pescoço do arco estão endurecendo.
    Esses comportamentos podem ser o primeiro indício de que algo está errado com o dachshund. 
    Se isto é devido a uma lesão, os sintomas podem apresentar-se rapidamente, mas se é devido à doença degenerativa do disco, eles podem surgir de forma gradual. 
    Mantenha um olho em seu dachshund e preste muita atenção se o seu comportamento muda de alguma forma. 
    Dachshunds, como todos os cães, tentam esconder qualquer sinal de doença ou lesão, porque, nos animais selvagens, os fracos ou doentes são as primeiras vítimas dos predadores.

Tratamento:

  • Agir imediatamente. Se o seu dachshund apresentar algum dos sintomas descritos acima, contacte o seu veterinário. Se o problema não é abordado nas primeiras 12 a 24 horas, o dachshund pode ser paralisado para o resto da vida. 
    A pressão dos discos de ruptura ou vazamento pode danificar ou mesmo destruir a sua medula espinhal se o tratamento não é suficientemente rápido.
    Seu veterinário provavelmente irá recomendar uma cirurgia. Embora a cirurgia tem uma taxa de sucesso de 95 por cento, é cara, e pode não ser viável para muitos donos de Dachshund. 
    A alternativa é limitar seu dachshund em box (canil ) por quatro semanas, levando-o para fora duas ou três vezes por dia para aliviar a si mesmo. Alguns veterinários afirmam holísticamente sucesso com altas doses de vitamina C e acupuntura. Seja qual for a sua escolha. Consultar um especialista em anatomia dachshund e tratamento é importante para o seu dachshund não ficar paralítico.

Precauções:

  • Embora alguns dachshunds parece fadado a sofrer de uma doença degenerativa do disco, há várias maneiras que você pode reduzir suas chances de sentir dor ou paralisia.
    Mantenha seu dachshund magro, esbelto, e esquio. Certificar se seu Dachshund é esguio e ativos ajudará a fortalecer as costas e reduzir os efeitos da doença degenerativa do disco.
    Mantenha as costas retas e mais horizontal possível. Sempre apoiando as pernas para trás quando você for segurá-lo e nunca deixá-lo verticalmente balançar de suas mãos. Desencorajá-lo de fazer curvas, sentado a mendigar comida ou torcer as costas longas.
    Escolha o seu cachorro bassê com cuidado. Criadores estão reproduzindo a tendência para a doença degenerativa do disco fora da população dachshund. Peça para ver os pais do filhote. Se eles não mostram sinais de doença degenerativa do disco, o seu cachorro pode não ter a predisposição genética.
    Importante evitar: Já sabemos que o dachshunds são propensos a lesões de disco, por isso devemos evitar : que se tornem obesos, que subam escadas, que pulem de um lado a outro, e quando for pegar o cão ou manusea-lo para banho, devemos ter o cuidado em segura-lo para não prejudicar a coluna vertebral.


    Links do blog PatasEFocinhos "Escola Gromming": PataseEFocinhos é onde você pode aprender sobre cães.
    Este site/blog é sobre: Filhotes, Cães, todas as raças, animais em geral e Defesa dos Animais.       
    PatasEFocinhos Dicas: Cães
     Copyright © 2009-2010 Direitos Reservados
                                                                                                       
    Pesquisa: Autor J.Ostrowski

11 comentários:

  1. Eu tenho um Dachshund e sempre reparei q ao pega-lo no colo,ele chorava,mas achava q o havia pego de mal jeito,mas agora apos ler essa materia,levarei meu cahorro ao veterinário para ver se não é algum problema,ja que segundo a materia,ele apresenta um dos sintomas,que é o de ficar deitado sempre,brinca um pouquinho e deita horas.Venho agradecer a esse site pela belissima materia,me ensinou e me fez conhecer um pouco mais sobre essa raça que é extremamente amiga.Obrigada,continue assim.

    ResponderExcluir
  2. O certo é voce fazer isso,levar ao vet. O meu cão tbm tem o mesmo poblema, se n fosse por essa materia n saberia que os dachshunds sofriam desse mal. Me ajudo umt.

    ResponderExcluir
  3. adorei as dicas, já que eu tenho uma cadelinha da raça, ela tem 6anos e as vezes grita qdo eu pego no colo, ....como ñ tenho condições de leva-la ao veterinário , vcs poderiam me indicar qual vitamina C ou mesmo cálcio que eu poderia dar, ela é super saudável,brincalhona e enjoada pra comer,o nome dela é Fiona e é a alegria da casa,.....espero uma resposta ..obrigada
    NADIR SP 21/07/2010

    ResponderExcluir
  4. PatasEFocinhos responde: Por motivos de ética profissional não podemos indicar veterinários.
    Evitar de pegar o animal no colo, e deixa-lo sempre em lugares baixos e nunca permitir que ele suba em lugares altos e fique pulando. O tratamento através de suplementos deve ser indicado pelo veterinário. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, achei bastante interessante o conteúdo do site em geral, porém senti falta de matéria sobre os olhos (saúde dos olhos, principais doenças e dicas). Espero que possam fazer uma matéria sobre este tema. Abs!

    ResponderExcluir
  6. Foi muito bom ler esta matéria. Tenho uma fêmea de 4 anos e já está com dor nas costas. Mudou o tempo, ela chora quando a gente toca nas costas. Ela quer correr e brincar, mas ela não consegue...É triste vê-la desse jeito. Quando os remédios fazem efeito, ela fica feliz e quer brincar e começa a abanar rabinho. Amo muito a minha salsicha.

    ResponderExcluir
  7. Meu linguicinha começou andar só com o rabo entre as patas (para baixo) e caminha meio duro com as patas de trás, se mexer ele avança, se pegar no colo e mexer sem querer ele dá um latido de dor. Aconteceu depois de vir do pet (porém não notei isso qdo peguei ele), quando cheguei em casa não tinha luz, então subimos e descemos de escada. Ele não pula mais para querer subir no colo e parou de brincar e correr (balançando o rabo). O que pode ser?

    ResponderExcluir
  8. Meu linguicinha começou andar só com o rabo entre as patas (para baixo) e caminha meio duro com as patas de trás, se mexer ele avança, se pegar no colo e mexer sem querer ele dá um latido de dor. Aconteceu depois de vir do pet (porém não notei isso qdo peguei ele), quando cheguei em casa não tinha luz, então subimos e descemos de escada. Ele não pula mais para querer subir no colo e parou de brincar e correr (balançando o rabo). O que pode ser?

    ResponderExcluir
  9. Meu linguicinha começou andar só com o rabo entre as patas (para baixo) e caminha meio duro com as patas de trás, se mexer ele avança, se pegar no colo e mexer sem querer ele dá um latido de dor. Aconteceu depois de vir do pet (porém não notei isso qdo peguei ele), quando cheguei em casa não tinha luz, então subimos e descemos de escada. Ele não pula mais para querer subir no colo e parou de brincar e correr (balançando o rabo). O que pode ser?

    ResponderExcluir
  10. Tenho um caozinho com 9 meses de idade e ouvi falar sobre um vitamina que previne esse problema , se vcs souberem qual o nome dessa vitamina repassem para todos , obg

    ResponderExcluir
  11. Foi ótimo ler a matéria, tenho um cachorro dessa raça, e ele vem apresentando a maioria dos sintomas descritos na matéria.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...