Sintomas de envenenamento nos animais de estimação

A curiosidade matou o gato. Frase muito difundida. Mas a curiosidade não mata só o gato, também outros animais por terem uma natureza curiosa. E por causa desta curiosidade muitas das vezes podem ser envenenados ou intoxicados por substancias quimicas de uso domésticos e por bichos peçonhentos. Acidente ou descuido, devemos ter muito cuidados com estes curiosos desavisados.
 Alguns dos Sintomas de possível envenenamento que devem ser observados incluem salivação excessiva, vômito, diarréia, dor abdominal, contração muscular, nervosismo, convulsões, coma e odor de substância química no corpo. Veja o que você pode fazer se o seu cão e ou gato foi envenenado:

1º Passo: se o animal  está comatoso ou convulsionando, enrole-o em um cobertor e leve-o imeditamente ao veterinário com o recipiente, planta ou veneno ( neste caso o peçonhento que envenenou o animal) sob suspeita;
2º Passo: se o cão e ou gato tiver um odor de veneno na pele, lave-o inteiramente com sabão neutro até que o odor desapareça. Os animais continuam a lamber as áreas que contêm veneno se elas não forem limpas. Lavar a boca do animal com água limpa pode ajudar na descontaminação;
3º Passo: se o animal ainda não tiver vomitado e o veneno não for um produto cáustico ou derivado de petróleo (veja a lista abaixo), induza o vômito com uma colher de sopa de peróxido de hidrogênio 3% a cada dez minutos, até que o vômito ocorra. Não exceda três doses. Se o animal resistir às suas tentativas, pare e leve-o ao veterinário imediatamente. Se o vômito não ocorrer em 30 minutos, leve-o ao veterinário com o veneno sob suspeita;
4º Passo: se você perceber que é um animal peçonhento como sapo, jogue água e segue os seguintes passos.
As Substancias cáusticas incluem ácido de bateria, removedor de calos, detergente para lava-louças, desentupidor (produtos cáusticos), removedor de graxa, detergente e limpador de forno. Os produtos derivados de petróleo incluem solvente de tinta, cera para pisos e solução de limpeza a seco.
Você deve estar surpreso com os ítens caseiros comuns e como eles podem ser um veneno para o seu animal de estimação. Alguns venenos caseiros comuns são bebidas alcóolicas, amônia, anticongelante, água sanitária, chocolate (chocolate assado é o pior), detergentes, desinfetantes, desentupidor de canos, fluido de limpeza a seco, fertilizante, polidor de móveis, gasolina, cola, medicamentos para humanos (acetaminofeno, aspirina, bolinhas de naftalina, veneno para ratos, alho, limpadores de forno, removedor de tinta, graxa de sapato, polidor de prata e limpador de banheiro.
Algumas Plantas Tóxicas comuns são aloe vera, açucena, abacate, azaléia, ave-do-paraíso, copo-de-leite, mamona, planta de milho, ciclâmen, narciso silvestre, hemerocale, dieffenbáquia, lírio-da-páscoa, begônia, hera, gladíolo, holly, jacinto, hortênsia, íris, kalanchoe, noz de macadâmia, maconha, visco, narciso, filodendro, rododendro, tomateiro, tulipa, teixo e iúca.
Esta é apenas uma lista parcial. Para uma lista mais completa, consulte o Centro de Informação Toxicológica (CIT).
No caso de envenenamento por sapo, a primeira providência é lavar a boca do bichinho com água.

O vômito é um dos problemas mais comuns encontrados na medicina veterinária. É a maneira pela qual os animais livram seu estômago de substâncias irritantes que tenham causado mal estar, como comida estragada e bolas de pêlo ou plantas. Mas nem todo vômito deve-se a uma simples irritação.

Causas mais sérias de vômito são infecções virais, obstruções causadas por fios ou outros objetos estranhos e doenças do fígado, pâncreas ou rins. Contudo, é importante procurar ajuda profissional se houver sinais de sangramento ou se o animal estiver deprimido e ainda vomitando após esforços de controle terem falhado. Se um animal estiver vomitando.
Use as sequintes Dicas:
1ª etapa: retire toda comida e água por um período de 12 a 24 horas.

2ª etapa: se o vômito do animal contiver sangue ou for freqüente, contate um veterinário imediatamente. Caso contrário, realize a 3ª etapa.
3ª etapa: após um período de 12 a 24 horas, alimente-o com uma mistura de pequenas quantidades de peito de frango cozido, sem pele e sem ossos, com arroz (igual proporção entre o arroz e o frango). Mas também é possível utilizar comida para bebês com sabor de frango. Se a comida parar no estômago, deve acontecer uma transição para uma dieta regular durante os próximos dois dias misturando-se comida de  animal comum, (cão ou gato) reduzindo-se a quantidade de frango e arroz e aumentando-se as quantidades de comida de animal comum.

Vomitar pode ser um sinal de doença. Não se engane pensando que podem ser somente bolas de pêlo. Se o vômito continuar em um ritmo freqüente, deve-se procurar ajuda profissional.
Se o animal está tendo uma diarréia:
Às vezes, os cuidados com os animais envolvem problemas desagradáveis como a diarréia. Geralmente, essa condição é leve e temporária e basta um carinho seu para ajudar o animal a se recuperar.
A diarréia é um problema comum que ocorre quando os alimentos passam rapidamente através do intestino. Ela pode ser causada por alergias, leite, comida estragada, plantas e também por vermes. É importante procurar o veterinário se o seu animal evacuar sangue ou tiver fortes dores abdominais.
Siga estas dicas para cuidar do seu animal:
  • Retire toda a comida dele por um período de 12 a 24 horas. A água é importante para impedir que ele fique desidratado, por isso não deve ser retirada.
  • Se houver ocorrência de sangue ou se a diarréia continuar por mais de 24 horas, entre em contato com o veterinário.
  • Após o período de 12 a 24 horas, alimente-o com uma mistura de pequenas quantidades de peito de frango cozido sem pele e sem ossos, com arroz. Também é possível utilizar comida para bebês com sabor de frango. Essa dieta deve continuar até a formação de fezes normais. Vá misturando comida para o animal gradativamente, reduzindo as quantidades de frango e arroz enquanto aumenta as quantidades de comida referente para o animal.
  • Seu veterinário pode achar melhor receitar um remédio oral para a diarréia. Não utilize qualquer medicamento sem instrução do veterinário.
por Sheldon Rubin, DVM

Leitura:
7 dicas para cuidar dos dentes do seu cão
10 dicas para uma saude dental dos caes
mau halito dos caes
higiene dentaria do cao

                                                            Voltar ao topo

Editado e revisado por Vivianne - Referência Veterinária
Esta informação não pretende substituir o conselho de um veterinário. PataseFocinhos se exime de qualquer responsabilidade pelas decisões que você faz com base nessas informações
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua familia.
Copyright © 2009-2012 PatasEFocinhos Dicas: Cães
***  Direitos Reservados por Lei.

Um comentário:

  1. Este blog é o máximo!
    Agradeço a sua participação no meu diário. Venha sempre!
    Bjsssss!

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...