Dicas: Cães, Higiene dos ouvidos

É importante verificar os ouvidos do seu cão semanalmente ou por quinzena para manter a sua audição limpa e arejada para fora das orelhas.
A maioria das raças precisam ter o cabelo que cresce dentro de sua orelha e ouvidos removidos.
Se você perceber que os cabelos não são muito gordurosas provavelmente você pode simplesmente tirá-los com a mão, agarrando neles firmemente com o polegar e o dedo indicador puxando-os para fora.
Isso doi muito, presta a atenção
Isso doi muito e o cão pode ficar arredio, e desta maneira não deixando que voce repita. Mesmo usando um talco antisséptico.
Se você não é capaz de retirá-los com sua mão, você vai precisar usar pinças apropriadas para retiradas dos pelos ou pinça comum. E mesmo com a pinça ainda provoca dor no cão.




Modo de retirar os pelos e os cuidados:

Agarre o cabelo dentro da orelha do cão com a pinça (não aprofunde a pinça dentro do ouvido) e retira os pelos muito rapidamente, ao mesmo tempo girando sua mão. Este não é o procedimento mais agradável e confortável para a maioria dos cães. 
Você vai precisar ter a certeza que o cão tem o hábito de deixar fazer a limpeza, caso contrário voce vai precisar  de ajuda para mantê-lo calmo, quieto e aceitar que voce retire os pelos do ouvido, mais ainda, no caso de um cão que está em estágios iniciais de uma infecção no ouvido, isso se torna um transtorno para o tratador e o cão. Neste caso voce terá que ter a máxima da paciencia e muito cuidados e delicadeza. 
Recomendo que trate primeiro da otite, depois de ter a certeza que a inflamação não existe mais, poderá limpar os ouvidos do cão. Isso após uma semana ou mais.
MATERIAL PARA LIMPAR OS OUVIDOS
Certifique-se de ter muito cuidado ao puxar os cabelos para fora para não agarrar a pele, pois é muito doloroso para o cão, e poderá provocar ferimentos e inflamações.
Esse processo deve ser feito toda vez que você for preparar seu cão para o banho. No caso dos cães que são muito peludos (proceda na forma padrão para dar o banho) e você pode fazer a limpeza dos ouvidos  em intervalos de 15 em 15 minutos ou a cada meia hora, para não forçar muito o cão. Ele fica tranquilo e aceita. E durante este intervalo faça o serviço de tosa, ou o qual voce foi recomendado a fazer.

Lembrete: O acumulo de sujeira nos ouvidos dos cães, além do mau cheiro, causa inflamação, que evolui para uma otite deixando o animal surdo, podendo provocar a morte.
Limpar os ouvidos dos cães é fundamental para a saúde dos cães.
O próprio dono do animal deve fazer a limpeza. Basta enrolar um chumaço de algodão no dedo indicador,ou em uma pinça embebido em uma pequena quantidade de ceruminolítico, que é um produto que dilui a cera, encontrado em qualquer pet shop.
Leia tambem sobre:



PataseEFocinhos é onde você pode aprender sobre cães.
Este site/blog é sobre: Filhotes, Cães, todas as raças, animais em geral e Defesa dos Animais.

PatasEFocinhos Dicas: Cães
 Copyright © 2009-2010 Direitos Reservados



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...