Pense antes de ter um Cão

Pense um pouco e tente se lembrar da pessoa mais irritante, chata e desagradável que você já conheceu. Não interessava que os outros a adorassem: você simplesmente detestava.
Agora imagine que esta pessoa vai viver com você para sempre. Será que podem esperar que você divida tudo e todos que você ama com ela? 
Caia na real!!!! A gente não gosta de todos que conhecemos. Aprendemos a ser amigos daqueles que gostamos e a respeitar e tolerar àqueles cujas personalidades, desejos e vontades entram em choque conosco. Deveríamos esperar que nosso cachorro, só porque é cachorro, goste da companhia de qualquer cachorro?  Nós fazemos isso quando trazemos um novo cachorro para a família – nós esperamos que eles se dêem bem. E ainda ficamos surpresos e tristes quando eles não se dão.
Muitos cães vivem juntos e se adoram – inclusive ficando em luto quando um deles se vai. Mas isso é apenas um dos lados da moeda. Infelizmente as rivalidades entre cães podem provocar grandes tragédias.

Muito embora rivalidades entre cães possam ser tratadas, é muito mais fácil evitá-las. 

Aqui vão dicas sobre o que você pode fazer para aumentar a chance de que seu novo e seu antigo cão fiquem amigos desde o começo. E ainda alguns truques para apresentar seu novo cachorro ao seu gato e à sua família humana.

Antes de mais nada, pense bem sobre as necessidades de sua família, canina e humana.

“Muitas vezes as pessoas adquirem um segundo cão baseado em como ele é sozinho – eles gostam de uma determinada raça e é esta que eles adquirem.” diz Trish King, Director of Behavior & Training na Marin Humane Society, em Marin County, California. Mas se, por exemplo, seu antigo cão é mais velho e tem artrite, você não vai querer um filhote barulhento e festeiro, de uma raça de grande porte, que seguramente não respeitará as necessidades do seu antigo cão. Ou, se você quiser, terá que manter o filhote separado do seu antigo cão, cuidando para que ele não o incomode.

Em segundo lugar. Ensine seu cão bons modos. Humanos não compreendem a linguagem canina em todas as suas nuances, então é importante fazer com que seu cachorro conviva com outros cães. Se for filhote, deixe-o conviver com outros filhotes. Adultos? Que conviva com outros adultos.  Bons modos caninos vão muito além de aprender a sentar ou ficar, e é especialmente importante se você pretende ter um segundo cão algum dia.

Apresentando o novo cachorro ao seu antigo cachorro


Veja como você apresenta o cachorro à sua família canina. As primeiras impressões são extremamente importantes. Ao invés de apresentar o novo cão na sua casa ou no jardim, deixe que vejam pela primeira vez em um território neutro, preferencialmente uma praça ou um local cercado, onde depois eventualmente possam ficar sem coleira. Mantenha os dois na coleira. Não deixe que se aproximem logo de cara. Ao invés disso, permita que se vejam e sintam o cheiro de longe. Deixe que passem um pelo outro sem permitir contato.
Não se preocupe se um dos cães não demonstrar curiosidade e for cheirar os arbustos – isso é típico do comportamento canino. “Quando um cachorro investiga coisas desimportantes – como arbustos – ele está comunicando ao outro que não é uma ameaça. Desta forma ele podem interagir de uma forma agradável, sem muita tensão.” diz King.
Se você tiver mais de um cachorro em casa quando adquirir o outro, apresente-os separadamente, um de cada vez.

Se você notar qualquer sinal de hostilidade, fale para o cachorro hostil um firme “Não” ou “Seja bonzinho”, a ordem que você costuma usar com ele. Não puxe a coleira, nem a mantenha tensa. Isso pode deixar o cachorro mais nervoso, se sentido preso. Você deve intervir mostrando a sua liderança, mas não preocupação ou nervosismo.  Mostre que tem controle da situação através da linguagem corporal, ou ele pode querer assumir a responsabilidade de cuidar da matilha. Cumprimente-o por seu bom comportamento
Por mais difícil que seja, tente manter a calma e não ficar nervosa, pois você transmitirá esse sentimento aos cães. Seu cachorro precisa ter certeza que você poderá defendê-lo do outro.
Se eles brigarem, tente não separá-los pela coleira, pois elas podem se enrolar, forçando-os a ficar ainda mais próximos. Se isso acontecer, solte a coleira e pegue-a novamente quando estiver solta. Por isso é bom estar em um local que seja cercado.
Se os cachorros se sentirem confortáveis juntos, você pode soltar as coleiras (estando em local cercado, evidentemente) Mantenha as coleiras presas aos cães, de forma a poder pegá-las novamente caso precise. 
Leve-os para casa juntos, caminhando lado a lado. Entra primeiro o mais antigo, seguido de perto pelo novo cachorro. Como a casa é um local mais apertado, que exige maior convivência, mantenha as coleiras para poder agir com presteza caso seja necessário.  Com o tempo e estando segura de sua amizade, pode tirar as coleiras.

Apresentando o novo cachorro ao seu gato

É verdade que gatos e cães podem conviver em harmonia, mas isso não quer dizer que fiquem amigos imediatamente.  Não force a apresentação. Dê tempo a eles.. 

Mantenha seu cachorro na coleira e apresente-o ao gato em um local que o gato não possa correr e se esconder.

O ideal é colocar o gato ou o cachorro em um cercado e deixá-los calmos. Dê comida e água para os dois. 
O cachorro poderá querer correr atrás do gato, considerando-o presa. Fale com o cão de forma firme um “não” ou um “seja bonzinho”. 
Não tire a coleira de seu cachorro até que esteja seguro com a interação entre eles. Animais menores são presas para os cães.

Apresentado a Família e os Amigos Humanos

Humanos também devem ser apresentados um de cada vez, de preferência a um cachorro com coleira. 

Deixe o cachorro tomar a iniciativa de se apresentar à pessoa. Não force apresentações ou deixe que pessoas corram até ele. O cachorro poderá querer cheirar a pessoa antes que ela ponha a mão nele. Peça que a pessoa estenda a mão para o cachorro cheirar. Fique preparado para que ele queira pular na pessoa. Peça para a pessoa se afastar do cão caso isso aconteça, até que ele fique calmo. Se ele tentar pular novamente, repita o ato de se afastar, até que ele sente. Não passe a mão nele se pular. Tenha petiscos à mão para quando ele se comportar e dê alguns para seu amigo dar ao cão quando ele agir de acordo.

Colocar a mão sobre a cabeça de um cachorro pode causar hostilidade. Quando for fazer os primeiros carinhos, passe a mão sob o queixo dele.

Com os preparativos necessários você poderá aumentar as chances de ter um grande companheiro para os anos que se seguirão.


PatasEFocinhos Divulgação
Bibliografia:
Dr. Janice Willard, AVSAB online
Karen J. Moulton, Instructor, Secret Lake Dog Training, LLC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...