As 3 fases do Parto de um cão.


Cães de porte pequeno, sempre traz algumas complicações e nesse caso chame o veterinário.
Na hora do parto sempre devemos manter a calma.
 Primeira fase :  As contrações do colo do útero começam e torna-se dilatado e amolecido.
Isso pode levar até 12 a 24 horas. Você pode assistir ao parto. Alguns cães não dão qualquer indicação de que eles estão em fase de trabalho de parto, enquanto os demais cães podem evacuar, urinar, chorar, ou mesmo se esconder . 
Se você perceber que seu cão está na Fase do trabalho de parto, agora é uma boa hora para ajeitar um cantinho para a futura mãe ter os seus filhotes. Na maioria dos casos, a futura mãe escolhe o local. Apenas forre o local com panos limpos e deixe o resto com a mamãe que ela sabe o que fazer. Não interfira, apenas assista e observa. Voce poderá causar stress e desta maneira dificultar o parto.

Segunda fase: A futura mamãe empurra o filhote de cachorro e essa sequencia pode durar alguns minutos, até ela expelir seu primeiro filhote. Depois do primeiro filhote, o espaço de tempo para outro filhote nascer, fica mais longo. Lembre-se que o parto pode durar até 12 horas. E a cada filhote que nasce, o tempo fica mais longo para o nascimento de outro filhote, é normal. Não fique nervosa(o).
Uma vez que o primeiro cachorro está fora, a mãe deve retirar o saco amniótico em torno da cabeça do cachorro. Se ela não remover o saco dentro de  alguns segundos, pegue o cachorro e retire voce mesma(o) o saco amniótico. 
Este saco deve ser removido para que o cachorro começe a respirar por conta própria. Proceda da sequinte maneira. Com as pontas do dedo perfura o saco (que é uma pele fina, cheia de aqua), e em volta do focinho do filhote e em sua boca, logo apos alguns segundos o filhotinho resprira. 
Não precisa a famosa palmadinha. Muitas das vezes tive que sucar as narinas do recem filhote para retirar o liquido. Sei que voce não fará isso, mas tem um sugador para  realizar esse trabalho. Veja abaixo nos itens de materiais.

Terceira fase: A placenta.
Para cada cão recem nascido há uma placenta. Se a mãe tiver 8 cães, serão oito placentas. Às vezes, um cão dará à luz a dois filhotes de cachorro e depois, irá expelir as duas placentas. 
Essas placentas geralmente as mães comem. Mais voce poderá assim que for expelida para fora, pegar e colocar em saco plastico para jogar fora. 
O Cordão Umbilical:. A mamãe sabe por um instinto materno incrivel como proceder no corte do umbigo, numa precisão de dar inveja a muitos. Caso ela não faça, proceda assim : com uma tesoura esterilizada corte o umbigo numa altura de no maximo 0,2 cm, não corte muito rente. Causa sangramento e deve ser estangado. Muitas das vezes o cordão umbilical pode estar enrolado no pescoço ou no corpo do filhote, basta voce ajudar a desenrolar e se a mãe não cortar, faça voce mesma(o).
Os panos que voce forrou, sem duvidas após o primeiro filhote ficará sujo de sanque e molhado. Aconselho não trocar, a não ser que o cão tenha plena confiança em voce, e nem retire o filhote de perto da mãe, e não remova a mãe e os filhotes do local. 
O filhote por um instinto incrivel rapidinho acha as tetas da mamãe, digo que assim que  eles nascem ficam alucinados pela teta e começam a mamar. Aguns podem até errar o caminho as tetas, voce pode coloca-los na teta da mãe. 
Muitos filhotes nascidos, geram uma disputa acirrada pela unica teta, mesmo tendo 6 ou 8 tetas disponíveis.
Obs: Use luvas descartáveis, e que também não esteja com perfumes no seu corpo.  Se fuma, nem penar em fumar perto. As mamães cão são hiper sensiveis a qualquer cheiro e podem abandonar os filhotes no primeiro momento do nascimento destes. O cheiro da cria deve ser o que predomina, e a mamãe conhece.
Uma das coisas que me admirou e confesso fiquei apaixonado pelo instinto materno das cadelas, foi quando fiz o parto pela primeira vez a 20 anos atrás de minha Rotwellier, posteriormente de minha poodle, e depois de diversos cães. Ela começou a chamar o filhote que ainda estava em sua barriga, para ele nascer, fiquei muito emocionado. Mãe e mãe, até os animais sabem disso. E o carinho ao ver o filhote. Confesso chorei de emoção.

Materiais necessários para prestar assistência ao Parto de cão:
Existem alguns itens que você vai querer ter em mãos quando o cão estiver pronto para dar à luz.
A coisa mais importante é voce determinar um local para o parto, onde a futura mãe pode tranquilamente e livre de estresse, ter os seus filhotes. Deixe que a propria futura mãe faça o parto tranquila, ela sabe como proceder na hora do parto. Apenas observa e assista, como a natureza é sabia.
Os outros itens que você vai querer ter em mãos são apenas no caso de você precisar para auxiliar a mãe.
    Eles são:
    • Aspirador Nasal Infantil ( seringa ): Para fazer a sucção da boca e nariz quando você tiver que remover o saco amniótico do cachorro.
    • Toalhas de banho: Para secar os filhotes depois que eles nascerem. Se a mãe não tenha tido o cuidado de seca-los.
    • Providone Iodo ( solução  ): Para mergulhar a extremidade do cordão umbilical no iodo, assim que for feito o corte pela mãe ou por voce. Por um instinto incrivel a mãe lambe o local cortado no umbigo até o sanque estangar, caso voce coloque o iodo não deixe ela lamber. 
      Para não quebrar o clima, deixe que ela faça isso por alguns minutos e depois coloca o iodo. Desta maneira evitando que a mosca pouse e de bicheiras.Voce deve tratar do umbico 3 vezes ao dia, até o umbico ficar completamente seco e caia.

      Dicas sobre:


    Um comentário:

    1. Valeu pelas dicas!!! Estou com uma Lhasa para dar a luz. Rogério. SP, 18/3/2013

      ResponderExcluir

    Leia as regras:
    Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
    São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

    - Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
    - Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
    - Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
    - Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
    - O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
    - CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
    - Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
    - Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

    Pesquisa Pets

    Carregando...

    leia sobre:

    Mau hálito no cão:

    O mau hálito de um cão é geralmente causado pela placa bacteriana dos dentes de bactérias e partículas de alimentos. Cuidado: isso pode evoluir para gengivite. Outras causas de mau hálito incluem diabetes, infecções, e doenças renais. Consulte um veterinário se o mau hálito é persistente. PatasEFocinhos Dicas não fornece aconselhamento médico.

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...