Uso e manutenção da Maquina de Tosa

                           

Este manual serve para todas as marcas. Todas elas usam o mesmo padrão universal para corte dos pelos.
Muitas tem mais velocidades, desempenho, sem ruido do motor, leveza e formatos (design).
Golden A5 2 Vel 110 volts - FRETE GRÁTIS Sul e Sudeste: Clique para ver detalhesO uso das Tosquiadeiras (máquina de tosa):
          Instruções Gerais:
Durante o periodo de amaciamento, de 4 a 6 semanas, o aquecimento do motor será maior. E, no caso ocorram alterações de rotação por variações de voltagem, considere-se o fato como normal. Use somente na voltagem recomendada pelo fabricante, especificada na placa de identificação ou no manual.
Uma vez  sequido as instruções de lubrificação e manutenção abaixo descrito, a máquina desenvolverá potência suficiente para o perfeito desempenho da tosa.
Obs: Nunca golpei algo com a sua máquina e nem a deixe cair no chão.
Como trocar as Lâminas: Sempre que for remover as lâminas da máquina, deslique a mesma. Comprima a trava do fecho, num movimento unico e firme.
Levante a lamina e deslize-a para fora do encaixe.  
Para instalar a lamina: Encaixe a lamina até o fundo da dobradiça. Lique o motor  em rotação baixa e, com um movimento firme , comprima a lamina para o seu lugar.
Lembre-se: Corte sempre o pelo do animal no sentido da nuca para baixo. Mantendo a parte posterior da maquina levantada em relação ao pelo do animal. Não encoste a lamina na pele do animal, causara cortes e queimaduras.
Lubrificação: Motor - Lubrifique com uma só gota de oleo quando houver mudança no timbre do ruido do motor. O excesso de oleo e tão prejudicial quanto a sua falta.
Uma vez por mes, ou com maior frequencia se necessario, examine o compartimento de engrenagens, remova a graxa ressequida, e lubrifique com uma ponta de colher de chá de graxa. Não use graxa em exagero, na hora de tosar , a graxa com o aquecimento do motor se diluiraá passando para o pelo do cão, desta forma sujando o cão.
As Laminas: Remova todos os pelos e impurezas dentre os dentes. Lubrifique com uma fina camada de oleo SAE 10 (oleo de maq. de costura ou com oleo especifico que há no mercado) em todos os pontos de atritos.
Cuidados: De vez enquanto examine as escovas (carvões) e troque-as quando estiverem gastos, ou seja quando for menor que a seção.
Remova todos os pelos que bloquearem a entrada de ar, removendo a tampa traseira sempre que perceber aumento do aquecimento durante a tosa.
Afiação de laminas: Este serviço somente pode ser executado por um profissional que trabalhe unicamente  com afiação de laminas e que tenha equipamentos especificos para afiar laminas de tosa. Afiadores de tesouras, de alicates de cutila e facas, jamais.
Lembrete: Nem todas as laminas de tosa voltarão com o mesmo desempenho quando novas, por causa de quaisquer uma das causas que entre outras enumerarei: Oxidação entre os dentes - Deformação da mola de pressão e quadro do cortante - Deformação do pente ou do cortante pelo uso de equipamento inadequado - Desgaste dos trilhos de deslizamento e consequente redução do vão de fuga dos pêlos, e ainda, por deformação térmica.
Massetes para conservar a durabilidade das laminas: De vez enquanto, durante a tosa, com a maquina funcionando dirija um jato de Kool lube sobre os dentes da lamina, limpe os pelos dentre os dentes como auxilio de uma escova. Ao perceber redução da capacidade de corte, examine as laminas, pente e cortante, limpe as impurezas dentre os dentes usando escova de dentes usadas ou uma escova tipo a que se pinta os cabelos e, volte a tosar normalmente
Aviso: Sempre manter as laminas e a maquina de tosa limpas de pelos após a tosa.



                                                       Voltar

PataseEFocinhos onde voce aprende a cuidar do seu animal de estimação e sobre cães
Este site / blog Sobre é: Filhotes, Cães, como Todas raças, animais em geral e Defesa dos Animais.

Dicas PatasEFocinhos: Cães
Copyright © 2009-2010 Direitos Reservados
 

19 comentários:

  1. ola em alguns tipos de pelo a minha lamina 10 e 40 puxa o pelo e nao corta e eu segui todo esse procedimento que voce disse o que faço me ajude marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso vc n me especificou, se vc tosa o cão antes de banha-lo. Se for o caso, então aconselho a vc, a banha-lo antes de tosa-lo. Pelo sujo seca a lamina no primeiro corte, e te recomendo a ter mais de 1 lamina 10 e 40, tenha tres laminas de cada.

      Excluir
  2. Eduardo responde:
    Gaby, muitas das vezes a laminha está cega, em qualquer pelagem se a lamina puxar, indica que está começando a ficar cega ou está cega. A lamin 10 e 40 só repuxam o pelo quando começa a ficar cega. Em pelagem mais fina ela pode até cortar bem, mas em pelo duro repuxará.
    Amola a sua lamina e corrigirá o problema.

    ResponderExcluir
  3. olá, fazemos todos os procedimentos nas maquinas mas pela segunda vez minhas laminas 4f não estão cortando apenas pentiando; apesar da estarem afiadas; da ultima vez levei onde afio e o rapaz disse q o pente tinha perdido o fio; como não entendo achei q era isso mas ja ta novamente da mesma forma; vc sabe o que é isso? e como prevenir. vale lembrar que isso so acontece com as minhas laminas 4f

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembre-se que a lamina so aceita no maximo 3 afiação, dai em diante vai perdendo o fio de corte. recomendo ter mais de uma lamina.

      Excluir
  4. Boa Tarde, gostaria de saber se uma maquina de tosa de 12 watts de potencia serve para tosar 02 cockers? ou seria mais recomendavel que eu usasse um de 35 watts?

    ResponderExcluir
  5. Caro (a) amigo (a), desconheço essas voltagens. Especifique melhor a sua maquina, como marca, modelo, se é para tosar animais. Tem maquinas que são vendidas para cortar cabelo humano que não servem para tosar animais, se for o caso, recomendo que compre uma maquina de tosar cães.

    ResponderExcluir
  6. Eduardo responde.
    Se a maquina que vc se refere for de uso domestico, aconselho não usar para tosar animais. Recomendo que use maquina profissional para tosa. A pelagem do cocker são abundantes e tem sobrepostas outras camadas, mesmo que vc utilze a lamina 10 em sua maquina o corte saira com defeitos, o chamado caminho de rato.

    ResponderExcluir
  7. Oi sou de são paulo , voce poderia me indicar algum tecnico em afiar laminas pois usei uma vez e tosou perfeitamente , na segunda tosa apos dois meses já não está cortando segue link do modelo da maquina
    http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=239443521
    email elainegpereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N conheço nenhum afiador em sp, sou do rio de janeiro. Tosar cães antes de banha-los é perder laminas.

      Excluir
  8. Quando queima maquina tosqueadeira ,tem conserto .

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma máquina Qirui. A 1ª tosa foi perfeita. Na 2ª não obtive sucesso apesar da maquina estar limpa e lubrificada. Saberiam me indicar um técnico para detectar qual o problema dela? Na caixa do produto não consta nenhum contato.
    Obs: no mercado livre essa máquina é muito vendida. Desde já agrdeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. N poderei indicar tecnico, mas recomendo que compre uma maquina de tosa da marca OSTER, é a melhor no mercado, apesar de serem um pouco caras.

      Excluir
  10. Queria saber se essa máquina tosa pelo embolado. Se não, tem como você me indicar uma máquina barata que tose?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não há maquina de tosa pra desembolar pelos. Para desembolar pelos, voce perecisa de um pente, uma rasqueadeira e um desembolador de pelos.
      Postarei em breve imagens de desembolador de pelos.

      Excluir
  11. Olá, comprei uma máquina Oster Golden A5 2 velocidades. Usei a primeira vez há 1 mês numa poodle num dia, e trabalhou bem. No dia seguinte, usei na minha outra cachorra que é mestiça de poodle, mas que tem o pelo mais grosso, e na metade do serviço, já começou a vibrar mais, então terminei na tesoura mesmo. No 3o dia, vi que onde deixei a máquina tinha um óleo, e notei que tinha vazado da máquina para a lâmina, e limpei. Fui usar ontem novamente na poodle, após 1 mês, e não deu para usar pois vibra demais, então percebi que fica meio solto o parafusinho que prende a peça que encaixa a lâmina. Mas eu aperto o parafusinho, ligo a máquina e imediatamente já vai soltando novamente, então a lâmina vai ficando longe da máquina, vibra demais e não dá para usar. Não sei se vocês vão saber me responder o que será isso, se é defeito de fabricação ou se leva para alguém arrumar, e onde...sou do interior de São Paulo. Obrigada pela atenção! Araceli. (meu e-mail não é do google, é do hotmail, então só deu para publicar como anônimo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a maquina estiver ainda no prazo de garantia, recomendo voce levar onde comprou e trocar por outra, Caso queira me mandar email pelo hotmail envia para este aqui: lcrogers3@hotmail.com, coloque para que eu possa identificar patasefocinhos Ok!!!!

      Excluir
  12. Comprei uma máquina de tosa, na primeira vez que usei, ela fazia pouquíssimo barulho, na segunda, a minha cachorra esbarrou nele e ela caiu no chão, a partir daí, passo a fazer um barulho meio que alto. O que pode ter acontecido com a queda? Balanço a máquina, mas não ouço barulho de nada solto, dentro dela?

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...