Parvovirose Canina

Causas, sintomas, cuidados e como  prevenir
 O que é a parvovirose:
 

Parvo é o termo abreviado para a Parvovirose Canina . A doença causada por este vírus é muito mais comum em filhotes do que em cães adultos , pois vive nas células em desenvolvimento dos filhotes. 
O vírus tende a se reunir no trato intestinal do cão , levando a problemas digestivos e inibindo a produção defensiva contra a infecção de células brancas do sangue. É a mais comum infecção viral letal entre cães domésticos. 
Ele pode até mesmo levar à insuficiência cardíaca . É interessante notar , a parvovirose é completamente evitável com a aplicação de uma vacina simples.

Sintomas

Quando a Parvovirus está presente , ela geralmente afeta o trato digestivo. Cães infectados são capazes de absorver líquidos. Isto leva a diarréia grave , que é frequentemente sangrenta, de cor amarelada e muito espesso . 
Outros sintomas comuns incluem parvo vómitos, perda de apetite, prostração e febre. 
Em média , os filhotes e os cães começam a mostrar sintomas de 7 a 10 dias após ter sido exposto ao vírus .

Transmissão

A parvovirose canina é altamente contagiosa e é transmitida através das fezes de um animal infectado ou portador, embora as transportadoras em geral não apresentam quaisquer sintomas da doença.
O vírus pode sobreviver no ambiente por até 5 meses e é capaz de suportar uma ampla gama de temperaturas e condições.
Além disso, o parvo é resistente à maioria dos desinfetantes e podem ser facilmente transferidos para um número de superfícies . Por exemplo, se você está no lugar onde um cão com parvovirose recentemente defecou , há uma alta probabilidade de você trazer o vírus para casa em seus sapatos.

Tratamento

Embora não exista uma cura real para o parvo , não há tratamento padrão. Isso envolve principalmente a prevenção da desidratação , dispensando medicamentos para baixar a febre do cão , a administração de antibióticos ampla e até mesmo fornecer transfusões de sangue , se a situação o exige. 
Se o cão começa o tratamento no prazo de 24 horas do início dos sintomas , ele tem uma chance 50 por cento de sobrevivência. No entanto, mesmo se o cão sobrevive , ainda é possível contrair a doença novamente.

Prevenção

A melhor maneira de prevenir uma infecção por parvovírus em seu cão é seguir o esquema de imunização padrão. 
Cachorros podem ser vacinados quando eles são de 6 semanas de idade. 
Tenha em mente , os cães que receberam a vacinação Parvo ainda pode contrair a doença , mas suas chances são muito pequenas.
Os filhotes não devem brincar com outros cães ou vaguear em áreas de recreação popular para cães. 
Cães com parvo nunca deveriam se misturar com os outros cães.
O vírus é específico para cães, mas se você acredita que existe a possibilidade de você ter entrado em contato com o vírus parvo , lave as mãos , roupas e sapatos em uma solução de 1 litro de água misturada com uma poção de cloro padrão.

Precauções

Se seu cão foi diagnosticado com a parvovirose, não se esqueça de mantê-lo afastado de todos os cães, para a duração do tratamento e durante pelo menos 4 semanas após a recuperação está completa. Limpam-se quaisquer resíduos do cão de seu quintal e desinfectar todas as áreas que o cão habita , com uma forte solução de cloro e da água, cerca de ½ xícara de água sanitária para cada litro de água. Enxágüe as vasilhas de comida e de água na solução de água sanitária.

Dicas sobre: leitura links pro blog

Leia os artigos abaixo :

 7 dicas para cuidar dos dentes do seu cão
10 dicas para uma saúde dental dos cães
 mau hálito dos cães
 higiene dentaria do cão

 vermes em cães 
desidratação nos cães          

gastrite crônica nos cães
gastrite aguda vômitos severos em cães
como posso evitar diarreia no cão                    

porque os cães arrastam o anus no chão                                                                   
porque os cães arrastam o anus no chão

 vermes em cães              
desidratação nos cães          
hipoglicemia baixo açúcar no sangue em
desidratação e insolação nos cães

como escovar o pelo do cão
maneira correta de banhar o cão

infecções do ouvido otite externa

11 comentários:

  1. ola meu cão esta com algo no rabo apareçeu pareçendo um machucado, como se tivesse caido a pele de cima e com o tempo foi crescendo agora esta um buraco enorme no rabo ate pensei que outro cão tivesse mordido ele se alguem tiver so que sabe o que e porq favor me envie um e mail para vanessa-lins@hotmail.com obrigada desde ja

    ResponderExcluir
  2. Eduardo responde. Oi Vanessa, já foi enviado email.

    ResponderExcluir
  3. A chance é bem pequena mesmo o VET falo que ele tinha 60 por cento de morrer.fiquei muito chateada.A doença é muito rápida,demorei de mais pra observar, e meu cachorro n resistiu morreu com 5 meses de vida!!=/

    ResponderExcluir
  4. Eduardo responde:

    OI Thamara. Sei como se sente.
    Mas vc precisa desinfetar o ambiente onde o cão convivia, para ter outro cão no local. O virus da parvovirose pemanace e assim contamina outros cães que vc tiver. Use cal( que se usa para pintar parede) e joque espalhando no local, faça isso por uma semana.Aquarde por tres meses para ter outro cão.

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Raquel.Estou com uma cachorra da raça Doshund de dois meses.Ela tem dois dias que não comer,vômita tudo que comer e tem um dia que as fezes estão moles.Já está sendo acompanhada pela verterinaria.Já li vários as antigos da doença parvovirose , li os sintomas e acho que minha cachorrinha está com essa doença.A única coisa é que ela não está é com febre.Porem está se apetide e vomitando muito.Hoje ela já foi ao verterinario e tomou soro na veia.Gostaria de saber qual tipo de alimentação que eu posso dar a ela se que ela possa colocar tudo pra fora.Ela foi vacinada um dia antes de começa esses sintomas.Por favor mim der alguma dica pois estou se dormi e fico chorando toda vez que vejo que nada está adiantado não quero perde mim cachorrinha.meu e-mail raquelfernandafsa@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No seu caso em que a Vet está aompanhando o seu cão, aconselho sequir as orientações da vet e aquardar os bons resultados. Para combater a parvo só com assistencia de um Vet.

      Excluir
    2. Bom dia Raquel!

      Eu também estou sofrendo muito por conta dessa doença devastadora, peguei um poodle e em menos de 05 dias comigo ele começou a apresentar sintomas da PARVO, a qual já foi diagnosticada. Meu cão está há 08 dias internado e quando vou visitá-lo não sei quem sofre mais(eu ou ele, ele está muito debilitado vive a base de soro e medicamentos, só faço chorar quando chego na clínica de ver um animal que era tão feliz sequer levantar a cabeça.
      MAS TÔ TE ENVIANDO ESSA MSG NÃO SÓ PRA TER CONTAR AS COISAS RUINS QUE ENVOLVEL ESSA DOENÇA, MAS SIM PARA QUE VC TENHA FÉ, PQ EU TENHO, QUE O MEU E O SEU ANIMAL SE LIVRARÃO DESSA. E QUE DEUS NOS AJUDE!!
      "TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE"

      Excluir
  6. olá, tive uma shit zu que teve parvo, e agora após 6 meses estou pegando outra shit zu. Posso utilizar as mesma vasilhinhas?, lavei todos com álcool e água sanitária logo após o diagnóstico e agora para receber a outra

    ResponderExcluir
  7. Não recomendo a reutilizar as vasilhas, sugiro que queime-as. O virus da parvo, não se combate com alcool ou aqua sanitaria. Voce tem que eliminar tudo que teve contato com o cão contaminado. Desinfetar o local e aquarda por 3 meses, para ter outro animal, e mesmo assim o novo animal corre o risco da contaminação.

    ResponderExcluir
  8. Informação errada passada pelo Eduardo.
    Água sanitária mata SIM o vírus. 1 parte de água sanitária para 30 partes de água. É importante deixar a mistura agir na superfície por pelo menos 10 minutos.

    ResponderExcluir
  9. Olá faz um.ano my cadela morreu n sabe do k se foi sinomose ou parvovirose posse ter outro cachorrinho uso frenquentemente kboa pra limpar a casa e calçadas

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...