Grooming - Limpeza do pelo

A arte de preparar Cães para exposições. 
As competições são lucrativas e valoriza muito a parte técnica, o conhecimento e a criatividade do Grommer.
Limpeza do Pêlo
  Há três métodos para limpar o pelo do Cão - todos eficientes. 
Primeiro método: O “Shampoo Seco” funciona melhor em filhotes. O filhote troca sua pelagem de filhote para adulto e o banho em banheira pode causar a perda da pelagem e assim por diante a impossibilidade de levá-lo às exposições. Usa-se o shampoo seco (spray próprio tipo moussy) da seguinte forma: em forma de spray coloque a espuma por todo o corpo do filhote. Com seus dedos trabalhe o pelo com a espuma, seque com secador ar frio ou pouco quente e em seguida complete com a escovação, usando sempre uma boa escova de pino. A escovação deve ser sempre feita da pele para fora. Essa é a forma mais segura e que torna seu cão similar a uma nuvem de pelo.
Segundo método: para a limpeza de seu Cão é o do “pano quente”, excelente no inverno. É óbvio que o resultado não pode ser comparado ao do banho completo, mas assim mesmo deixa seu cão em condições ótimas para a apresentação. Coloque um pano macio em um balde de água quente até que se molhe completamente. Retire-o e torça-o para retirar o excesso de água. Antes que esfrie esfregue-o bem em todo o corpo de seu Cão, mantendo-o sempre quente. Troque a água sempre. Quando ela estiver limpa você saberá que seu Cão também o estará. Com uma toalha seca enxugue o excesso de água e após secar com secador ar frio, poderá escová-lo e proceder o GROOMING completo. O Cão de cor preta tem mais óleo no pelo que o vermelho. Adicione à água quente uma colher de amônia para cada Quarta parte do balde. Ajudará a remover o óleo e a pelagem preta de opaca ficará brilhante. Os Cães que são escovados regularmente e que vivem em locais limpos não necessitam de banhos frequentes, a menos que estejam participando de exposições.** Quando há a troca de pelo (geralmente duas vezes por ano) o banho e a escovação ajudarão a remover o pelo morto e mesmo sem pelagem abundante sua aparência será a melhor possível.
Terceiro método; é o banho convecional. Com a troca de pelo o ideal é banhá-lo com água morna. Água quente faz com que a perda de pelo seja muito maior. 
Quando está participando de exposições regularmente, dê-lhe um banho três ou quatro dias antes, sem riscos de prejudicar seu cão nem sua pelagem. Existem no mercado excelentes shampoos, o importante é retirá-los totalmente da pele e do pelo, não deve-se deixar resíduos! Controle muito bem abaixo da cauda, traseiro, pescoço, entre as orelhas e olhos. Resíduos de shampoo podem causar irritação da pele e até dermatites. Após lavar seu Cão por completo, deixe-o sacurdir-se e logo após comece a secá-lo com uma toalha seca. Ao usar o secador nunca use ar quente, pois prejudica a pelagem. Use ar frio ou morno.

PatasEFocinhos Escola Grooming      
Curso completo
Formação profissional em Pet Grooming
Escola Grooming
Aqui voce aprende a ser: Um groomer; aprende a ser um assistente de groomer; aprende higiene de cães; aprende como banhar o cão, escovar, pentear, tosar, quais as laminas a usar, manutenção dos aparelhos usados na atividade de grooming e todos os serviços para cães e seus donos.

2 comentários:

  1. Oi! Fiz um curso de banho e tosa a 1 ano atrás, de 30 dias e paquei 1.200 reais. Li essa matéria e outras nesse blog, achei muito boa. Coisas que não aprendi no curso, aqui tenho aprendido.

    ResponderExcluir
  2. Há muitos cursos que são mais teóricos do que práticos. No blog PatasEFocinhos estão postadas diversas matérias para que o leitor ou o pesquisador tenha o material que vai auxilia-lo em sua pesquisa ou no trabalho com cães.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...