Doenças Venéreas nos Cães

Tumor Venéreo Transmissível - DST canino - Cancer canino.
Também chamado de Sarcoma venéreo transmissível canino (CTV), tumor Etiqueta e sarcoma infecciosas...

...é um  tumor dos canídeos que afeta principalmente as externas dos órgãos genitais dos cães, é transmitida de animal para animal durante a cópula. É um dos dois únicos conhecidos cancros transmissíveis, o outro é o tumor facial - um câncer que ocorre em os demônios da Tasmânia.
As células tumorais são os próprios  agentes infecciosos, e os tumores que se formam não são geneticamente relacionados com o cão hospedeiro. Embora o genoma do TVT é derivado de um canídeo (provavelmente um cão, lobo ou coiote), é sexualmente transmissíveis entre os cães. A análise da seqüência do genoma sugere que divergiram de canídeos mais de 6.000 anos atrás, possivelmente muito mais cedo. No entanto, o ancestral comum de sobreviventes dos tumores é mais recente: ele provavelmente se originou entre 200 e 2.500 anos atrás. TVT canino foi descrito inicialmente por russos veterinário MA Novinsky (1841-1914) em 187, quando ele demonstrou que o tumor poderia ser transplantado de um cão para outro, infectando-os com as células tumorais.
TVT é um tumor que pode ser transmitido entre os cães através do coito, lambendo as partes genitais, mordendo e cheirando áreas afetadas pelo tumor.
Não há nenhuma evidência que o tumor é causada por um vírus ou organismo como um vírus. O agente infeccioso do tumor venéreo transmissível canino é a célula cancerosa. Todas as células do tumor desse tipo de câncer são semelhantes nas partes do código genético, muitas das vezes se não, sempre alheios ao DNA do seu hospedeiro. As células do tumor maligno de um cão são transferidos para outro cão no ato do coito, lambidas, cheirando as áreas infectada pelo cancer.
O que se deve fazer fazer é evitar o cantato do cão infectado com outros cães, isolando o cão infectado para que o virus não se alastre. TVT é mais comumente visto em cães sexualmente ativo nos climas tropical e subtropical. A doença é transmitida de cães para cães e pode mesmo ser transmitido para outras espécies canina, como raposas e coiotes. A regressão espontânea do tumor pode ocorrer, provavelmente devido a uma resposta do sistema imunológico, na maioria dos casos muito raro.
TVT é submetido a um ciclo previsível, a fase de crescimento inicial de quatro a seis meses, uma fase estável, e uma fase de regressão, embora nem todos os CTVTs vão regredir - é um cancer. O tumor, às vezes não metástase (ocorrendo em cerca de 5 por cento dos casos),  exceto em filhotes e cães imunes. A metástase é mais comumente para região linfonodos, mas também pode ser visto na pele, cérebro, olho, fígado, baço, testículo e massa  muscular. A Biópsia é necessário para o diagnóstico.
Embora o contato direto, geralmente não é um modo altamente eficiente de transferência, CTVT aproveita o efeito reprodutor popular de cães domésticos - época do cio, que ocorre de 6 em 6 meses. Um único macho pode infectar durante sua vida,  muito mais fêmeas do que uma espécie monogâmica.
TVT é mais freqüentemente encontrada em climas temperados, onde há grandes populações de cães vadios, mas pouco se sabe sobre os detalhes da transmissão.
Não é somente os cães vadios que pegam TVT - doença sexualmente transmissivel entre os cães -, cães caseiros também e cães que na epóca do cio, ficam alvoraçados e saem pelas ruas correndo atras das cadelas.
Permitir que um cão a continuar a vagar pelas ruas com essa condição de TVT é ser irresponsável. Infelizmente o cão infectado é muitas vezes um miserável sem-teto vagando pelas ruas, afastado  do seu lar,  por causa do tumor, do mau cheiro, e o impacto sobre os outros cães.
Tumores TvT normalmente mostram-se no exterior do corpo depois de muitos meses de infecção. O cancer progredi lentamente.
Uma fêmea infectada irá desenvolver o tumor internamente em sua vulva e este vai aumentar de tamanho com o passar do tempo (4-5 meses) e mostrar-se como um saco de grande flacidez de carne pingando sangue, que atraem as moscas, as larvas e outros cães e de mau cheiro. A fêmea então mantem a cauda para baixo, tornam-se paranóicas de qualquer coisa perto de sua extremidade traseira e, claro, a dor severa como o tumor corroendo seu corpo.
No caso de um cão macho vítima do sexo desta condição terrível, eles podem desenvolver um tumor no pênis, muitas das vezes na base e, em seguida, crescendo ao longo do comprimento do penis e alguns desenvolvem mais tumores na ponta do pênis que, eventualmente, se opõem à cabeça carnuda retrocedendo dentro da pele externa.
Mas muitas vezes, os cães machos sofrem com o crescimentos do tumor em todo o corpo, muitos deles na cabeça, ao redor do nariz e dos olhos. Os tumores literalmente destroem o tecido fino e os ossos ao redor dos olhos, nariz e boca, causando buracos que ocorrem dentro da boca, rompendo com o nariz e também furos para fora da cabeça e do nariz para a superfície.
Tumores em torno dos olhos também levam à cegueira. Todos estes  tumores crescendo faz com que o cão sofra não só a dor, mas complicações quanto a comer, beber e respirar. É um sofrimento agonizante para o animal. É preferivel sacrifica-lo, o tumor cresce e toma forma horrivel, o sofrimento do cão é doloroso e penoso. Agonizando de dor. Essa nota não é do adm. do blog.
TVT é um tumor canceroso que pode ser  curável na maioria dos casos, embora o tecido em torno dos órgãos sexuais se torna assustador.
Mas o efeito sobre a cabeça ou outros tecidos e ossos corroídos é irreversível, não há cura.
Se um cão estiver infectado com TVT, eles podem se espalhar pelo compartilhamento de seus fluidos corporais aparentemente incluindo a lamber e, obviamente, por coito.
Administrar o tratamento de vincristina que precisa ser cuidadosamente injetada por via intravenosa, neste caso por um Médico veterinário.
Dependendo da gravidade da condição, cada cão a ser tratado deve  permanecer no abrigo, isolado de outros cães no prazo que varia entre dois meses e, às vezes 4-5 meses.
Os cães não usam preservativos, qualquer cão que tenha contato com um cão infectado pode ser facilmente infectado. Ele não tem que ser um cão sem dono, ele pode ser também um animal de estimação da família.
Sintomas:
Nos cães machos, o tumor afeta o pênis ou prepúcio. Nas cadelas isso afeta a vagina ou labia. Raramente, a boca ou nariz são afetados.
O tumor geralmente tem uma aparência de couve-flor.
Os Sinais de TVT genital incluem uma alta do prepúcio e, em alguns casos retenção urinária, de bloqueio da uretra. Os sinais de TVT nasal incluem orinasal fístulas, nosebleeds e corrimento nasal entre outros inchaço facial, e o alargamento dos linfonodos submandibulares
Tratamento:
Quimioterapia é muito eficaz para a TVT, mas a cirurgia por si só muitas  das vezes leva à reincidência.
A cirurgia pode ser difícil devido à localização destes tumores. A quimioterapia, é excelente. Os agentes quimioterápicos mais utilizados para  TVT são: vincristina, vimblastina e doxorrubicina. A terapia de radiação pode ser eficaz quando a quimioterapia não funciona.

PataseEFocinhos é onde você pode aprender sobre cães.
Este site/blog é sobre: Filhotes, Cães, todas as raças, animais em geral e Defesa dos Animais
Copyright © 2009-2010 PatasEFocinhos Dicas: Cães
***  Direitos Reservados por Lei.
PatasEFocinhos - Dicas







Leia também sobre:

11 comentários:

  1. o meu pit esta com vazamento frequente no penis c um liquido banco e fedorento

    ResponderExcluir
  2. Eduardo( patasefocinho) responde:

    Segio, vc não disse se levou o cão ao vet., e qual a causa indicada pelo vet.
    O que posso lhe dizer é o sequinte: todos os cães tem uma segreção natural na saida do canal do penis, muitas das vezes é amarela, e tem odor forte. Há doenças venéreas em cães. mas no caso ele estaria sentindo dores ao urinar e após. recomendo que leve o cão ao vet, e faça a tosa higienica periodicamente no cão, o pelo que envolve o penis facilita muito ao desenvolvimento de bacterias. O cão por si já faz uma higiene natural lambendo a area final do penis.
    Faça uma limpeza com algodão embebido com aqua boricada na parte que sai a segreção.

    ResponderExcluir
  3. meu cão está com o piruzinho inchado e pingando sangue sem parar ,por favor me ajudem, que doença é essa ?

    ResponderExcluir
  4. Neste caso, o que posso lhe orientar é que vc leve o cãozinho ao veterinário, que poderam diagnosticar a causa.
    Dicas: se o cão é novinho, ele pode ter mordido o piruzinho, ou esbarrou o mesmo em alguma coisa cortante. Se ele é adulto pode ter pegado infecções na epoca do cio. Aconselho procurar o Veterinário.

    ResponderExcluir
  5. oi tenho um pit bul ele tem 9 anos e fazem uns dois anos q ele tem um ferimento no penis começou bem pequena ferida passei varios medicamentos pra fechar e nao adiantou eu tenho quase certeza que é um tumor dou as vezes uma dose de shotapen mas ele fica 2 dias ruin sem comer direito e mal consegue se levantar ele come bem faz xixi coco dele é normal sei q devo leva lo ao veterinario mas tenho receio q nao tenha cura e me falam q é presiso sacrifica lo mas ao mesmo tempo penso q ele tem uma chance gostaria de saber quanto custaria mais ou menos um tratamento pra esse tipo de doença e se tiver alguma dica pra me dar agradeço

    ResponderExcluir
  6. PataseFocinhos responde: Prezado nuno, o que posso lhe informar é: consulte um veterinário, que irá examinar o cão. Diagnosticado a causa do ferimento, os procedimentos para o tratamento serão feitos. Os sintomas que vc me descreveu, são caracteristicas de uma evolução aguda(grave). Poderia lhe informar, que alguns orgão do seu cão possam já estarem comprometidos pela evolução do tumor. Há tratamento para o tumor na região pélvica do animal, não fica muito barato o custeio, que poderá implicar numa cirurgia, internação e os medicamentos. O fato de seu cão ficar 2 dias sem comer e mal se levantar, são indicios agudos de que o cão está sentindo dores. O fato do cão urinar, fazer coco direito segundo o que vc me reportou, não são indicios convicentes de que seu cão está bem. As supostas melhoras, são apenas supostas. Recomendo que leve o cão o mais rapido possivel ao Médico Veterinário, somente o veterinário poderá dar um parecer (diagnóstico) preciso.

    ResponderExcluir
  7. Gostaris de saber si isso passa

    ResponderExcluir
  8. PatasEfocinhos
    Vc poderia me dizer o que passa. N entendi anonimo.
    Problemas no penis do cão é uma sinal de que ele contraiu alguma infecção ou caso contrario mordeu o penis o o feriu em alguma coisa( muito comum em cães jovens) e por descuido do dono, traumatizou e se expandiu provocando uma causa. A maneira correta é leva-lo ao Veterinario. Atraves de um exame local da area afetada o vet lhe dira do que se trata.

    ResponderExcluir
  9. olá, há dois meses peguei um caozinho da rua, o luck, dei todas as vacinas e começamos a perceber que está saindo uma secreção esverdeada do pênis dele e chega a pingar, levei ele no veterinária e me falaram que pode ser o tal do tumor venério, pois no pênis dele aparecem umas bolinhas pequenas, a veterinária receitou antibiótico e antiflamatório e informou que se ele não melhorar teremos que fazer a quimioterapia e castrar, ela disse que tem cura, mas o que me preocupa é que tenho 2 cadelas saudáveis castradas e a veterinária não me falou que minhas cadelas podem pegar essa doença, eles ficam juntos e estou com medo. Alguém pode me ajudar a descobrir se minhas cadelas castradas podem pegar isso? estou com medo...

    ResponderExcluir
  10. Dependendo da idade do luck, na epoca do cio ele com certeza irá cobrir as cadelas. Sim é contagioso para as suas cadelas. A Vet está correta. O tumor venereo é muito comum em cães de rua.

    ResponderExcluir
  11. ola!
    gostaria de saber o que pode ser feito para estancar o sangue de um pitbull,ele tem câncer de pele e tem umas bolhas de sangue na barriga perto do pênis e testículos acontece que uma dessas bolhas estourou e ele sangra constantemente a veterinária falou que não tem jeito ele esta com anemia e fico com muita pena de ver o sofrimento do animal ele não é meu se fosse levaria em outro veterinário para uma nova consulta trabalho na casa onde esse cão vive e será que tem algo que eu possa fazer pelo menos para parar o sangramento?sei lá estava pensando em enfaixar o ferimento mas como é perto do pênis vai ficar difícil para ele urinar estou perdida me ajudem por favor

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...