Limpeza do pêlo do cão

Introdução
Limpeza do Pêlo

A  preparação e os cuidados com o  pelo, a pele, os ouvidos, os olhos, as unhas e tudo mais que esteja relacionado a parte de estética dos animais em especial: Cães e Gatos é um  ato de embelezamento da pelagem do Câo e do Gato. Corrigir defeitos, falhas de pelagem, mediante o corte e embelezamento (estética), tornando os Cães e Gatos belos.

 Introdução

Nunca sinta-se envergonhado pelo fato de ser um novato - todo mundo tem que começar dessa forma! Está na hora de aprender e se você assimilar bem todas as informações tornar-se-á um perito na raça em questão.
O assunto aqui em pauta, o ato de embelezar a pelagem do Cão  e os cuidados necessários não serão dominados do dia para a noite. Suas sessões diárias de treinamento farão com que você se torne eficiente e é justamente quando a prática e rotina complementam este quadro.
O mais importante na arte de embelezamento do cão é conhecer as virtudes e falhas do cão.
Materiais necessários:
Você deverá estar equipado com escova adequada e praticar conforme está descrito aqui. A cada dia de trabalho, sua habilidade melhorará. O que no início parecerá difícil de se absorver, um dia será simples rotina. Seu progresso deve ser o estimulante na insistência de sua busca de ter-se o mais belo cão pronto ou seja limpo e com uma aparencia correta.
Algumas pessoas permanecem novatas para sempre e podem manifestar conhecimento na raça que criam, mas seus cães certamente demonstrarão o contrário.  Possua, crie bons cães e ganhe. Aprenda o GROOMING de seu Cão e deixe-o em seu melhor e máximo estado físico lembrando-se sempre que a primeira impressão é a que fica. Você não irá ganhar em todas as exposições mas não pense que a derrota ocorreu porque falhou durante os cuidados, não deu o máximo de si mesmo.
Limpeza do Pêlo
   Há três métodos para limpar o pelo do Cão - todos eficientes.
  O “Shampoo Seco” funciona melhor em filhotes. O filhote troca sua pelagem de filhote para adulto e o banho em banheira pode causar a perda da pelagem e assim por diante a impossibilidade de levá-lo às exposições. Usa-se o shampoo seco (spray próprio tipo moussy) da seguinte forma: em forma de spray coloque a espuma por todo o corpo do filhote. Com seus dedos trabalhe o pelo com a espuma, seque com secador ar frio ou pouco quente e em seguida complete com a escovação, usando sempre uma boa escova de pino. A escovação deve ser sempre feita da pele para fora. Essa é a forma mais segura e que torna seu cão similar a uma nuvem de pelo.
  O segundo método para a limpeza de seu Cão é o do “pano quente”, excelente no inverno. É óbvio que o resultado não pode ser comparado ao do banho completo, mas assim mesmo deixa seu cão em condições ótimas para a apresentação. Coloque um pano macio em um balde de água quente até que se molhe completamente. Retire-o e torça-o para retirar o excesso de água. Antes que esfrie esfregue-o bem em todo o corpo de seu Cão, mantendo-o sempre quente. Troque a água sempre. Quando ela estiver limpa você saberá que seu Cão também o estará. Com uma toalha seca enxugue o excesso de água e após secar com secador ar frio, poderá escová-lo e proceder o GROOMING completo. O Cão de cor preta tem mais óleo no pelo que o vermelho. Adicione à água quente uma colher de amônia para cada Quarta parte do balde. Ajudará a remover o óleo e a pelagem preta de opaca ficará brilhante. Os Cães que são escovados regularmente e que vivem em locais limpos não necessitam de banhos frequentes, a menos que estejam participando de exposições.** Quando há a troca de pelo (geralmente duas vezes por ano) o banho e a escovação ajudarão a remover o pelo morto e mesmo sem pelagem abundante sua aparência será a melhor possível.
  O terceiro método é o banho convecional. Com a troca de pelo o ideal é banhá-lo com água morna. Água quente faz com que a perda de pelo seja muito maior. Quando está participando de exposições regularmente, dê-lhe um banho três ou quatro dias antes, sem riscos de prejudicar seu cão nem sua pelagem. Existem no mercado excelentes shampoos, o importante é retirá-los totalmente da pele e do pelo, não deve-se deixar resíduos! Controle muito bem abaixo da cauda, traseiro, pescoço, entre as orelhas e olhos. Resíduos de shampoo podem causar irritação da pele e até dermatites. Após lavar seu Cão por completo, deixe-o sacurdir-se e logo após comece a secá-lo com uma toalha seca. Ao usar o secador nunca use ar quente, pois prejudica a pelagem. Use ar frio ou morno.
Assuntos relacionados:
10 dicas para corte de pelos do cao
Grooming - Como escovar o cão

Editado e revisado por Vivianne - Referência Veterinária
Esta informação não pretende substituir o conselho de um veterinário. PataseFocinhos se exime de qualquer responsabilidade pelas decisões que você faz com base nessas informações
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua familia.
Copyright © 2009-2012 PatasEFocinhos Dicas: Cães
***  Direitos Reservados por Lei.

 

2 comentários:

  1. Achei suas dicas muitos boas e através delas comecei a me interessar mais pelo banho e tosa. Estou interessada em montar um banho e tosa aqui na minha casa, me dá umas dicas ai.
    Rosangela de Mg

    ResponderExcluir
  2. Patas e Focinho responde: Aqui no blog vc encontrará Dicas para iniciar um banho e tosa em sua casa ou até mesmo em sua caragem. Na categoria - como montar um banho e tosa - encontrará as dicas e tbm na categoria - como criar serviços para pets - e etc...

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...