Aprenda a dar banho em cães

Banhos semanais ou quinzenais no cão é recomendável por uma questão de saúde higiene não só do animal, mas do meio ambiente em que convive.
A escovação regular para se livrar dos "pêlos mortos", também é outra prática que deve ser usual e regular, e observar os sintomas externos dos parasitas.
Seu cão deve tomar banho regularmente. Acostuma-lo a gostar de banhos é importante para a tarefa de dar banhos. 

É melhor fazê-lo em uma banheira. Use um avental de plástico impermeável, se quizer use  luvas descartáveis. Não esquecer de colocar as bolinhas de algodão no ouvido, para proteger da agua.
Comece enxaguando suas pernas e abdome, depois todo o corpo com água (sem sabão).
Use shampoo e condicionador para cães. Alguns são úteis em determinadas circunstâncias, por exemplo, para reforçar a cor do cabelo de um Poodle.
Se o cão estiver muito sujo, e tem gordura no cabelo, use um desses gels detergente especial criado para esta finalidade. Evite os detergentes, desinfetantes de cozinha e sabonetes de uso humano, esses produtos danificam a pele do animal.
Devemos acostumar o cão a tomar banho desde a sua tenra idade.
Em primeiro lugar, coloque o cão cautelosamente na banheira, e depois despeje a água sobre ele com cuidado, usando um chuveirinho, começando com as pernas para trás, e, gradualmente, ir em frente.
Em seguida, utilize o shampoo e esfregue, até aparecer espuma, sempre no sentido do crescimento do pelo, da nuca para baixo. A cabeça deve ser lavada no final, evitando que caia shampoo nos olhos, ouvidos e focinho. O cão provavelmente vai sacudir, espirrando água para todo lado. Certifique-se que o sabão e o shampoo foi retirado completamente do cabelo do cão, enxaguando bem, e em sequida passar o condicionador no corpo (sempre a cabeça por ultimo), no mesmo sentido que passou o sabão e o shampoo, da nuca para baixo até a cauda ( rabo).
Depois disso, você só tem que escorrer o excesso de aqua, passando a mão no corpo do cão, uma vez que a água restante no cabelo - ou seja a pelagem, foi retirada, use a toalha para seca-lo.
A secagem do cão não pode ser desordenada, de qualquer maneira, para não embaraçar os cabelos. Sempre secar no sentido da nuca para baixo. Em seguida, usar o secador.
Primeiro, o cão pode ter medo do secador de cabelo, então é melhor introduzi-lo gradualmente, e usá-lo em baixas temperaturas para evitar danos a sua pele. O calor excessivo prejudica não só a pelagem, mas cria irritações na pele do cão.
Com que freqüência devo dar banho ao cão?
O recomendável é uma vez por semana, ou por quinzena. As pessoas que utilizam os serviços de um profissional em salões de banho e tosa, geralmente o fazem quinzenalmente.
Par evitar que o cão fique bem sujinho, cabelos grandes e ou infestado de parasitas, o correto é utilizar os serviços de salões de banho e tosa, e manter banhos regulares por semana, e sempre o corte padronizado por raças.
Links:
Grooming como fazer
Uso e Manutenção da Maquina de Tosa
Banhar o cão adequadamente é fundamental para a manutenção do animal vigoroso e com uma boa saúde. A pele é o maior órgão do corpo e banho perfeito é fundamental para estimular a circulação sanguínea e manter a pele saudável.
Banhos incorretos podem causar uma condição emaranhado no pêlo, que é desconfortável para o seu cão. O primeiro passo para o banho perfeito do cão é uma boa escovação, antes de coloca-lo na banheira.
Para cães de pêlo curto, fazer movimentos circulares com um pente de caril feito de borracha com dentes de corte nas bordas. O pente vai puxar o pêlo morto.
Link:
grooming como escovar o cao
Editado e revisado por Vivianne - Referência Veterinária
Esta informação não pretende substituir o conselho de um veterinário. PataseFocinhos se exime de qualquer responsabilidade pelas decisões que você faz com base nessas informações
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua familia.
Copyright © 2009-2012 PatasEFocinhos Dicas: Cães
***  Direitos Reservados por Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...