Preparando-se para o filhote

 

Preparando a Casa para a Chegada do Novo Cachorro
Trazer para casa um filhote é uma das grandes alegrias da vida. Mas é preciso estar preparado para o acontecimento. As primeiras 24 horas são fundamentais. Ter um bom plano e segui-lo à risca é um ótimo começo para se ter a perfeita família de cães.
Antes do Grande Dia:

Uma vez que a família já discutiu e decidiu que todos querem um cachorro de determinada idade e raça, onde conseguir o filhote – em um abrigo ou criador – estará mais ou menos determinado. Lembre-se que existem vários cães de raça sem lar, procurando uma família para amar. Agora sua família deverá decidir como será o esquema de cuidados:
 • Quem trocará o papel ou limpará o jardim e quando?
        • Quem ficará encarregado de alimentar o filhote três ou quatro vezes ao dia?
        • Quem marcará as visitas ao veterinário para vacinas e combate aos vermes?
 Além disso, tire um tempo para criar uma lista de vocabulário que todos usarão. Se a mãe diz “sai” quando quer que o filhote desça do sofá, o pai fala “sai” quando quer que o filhote deite no chão e o filho diz “sai” quando quer que o filhote saia da sala, o resultado será um cachorro confuso! Anotar o esquema de cuidados e o vocabulário combinado evita confusão e ajudará passeadores, tratadores ou outros envolvidos no cuidado do filhote.
Depois, faça a lista de compra e adquira o que você vai precisar: potes para água e comida, brinquedos, escova e demais acessórios de higiene e banho, coleira e guia, pingente de identificação, caixa de transporte, cama e cobertor, portão e neutralizador de odores. A compra antes da chegada do filhote permite a pesquisa de locais mais baratos e acessórios mais ao seu gosto, sem a urgência que a chegada do filhote causa.
Você vai precisar uma área a prova de filhotes onde o pequeno passará a maior parte do tempo durante os primeiros meses. Isso poderá significar tapar fios elétricos com fita adesiva, prendendo-os aos rodapés; armazenar produtos químicos em prateleiras altas; remover plantas, tapetes ou objetos quebráveis; arrumar uma casinha e instalar portões. Assim que você achar que está tudo pronto, deite no chão e veja novamente, desta vez sob o ponto de vista do filhote.
Caso você tenha filhos, faça uma última reunião para apresentar as regras: Não sobrecarregar o filhote no primeiro dia, não brigar por causa dele e não criar tumulto apresentando-o à vizinhança. Agora está tudo pronto para a chegada do filhote.
Começando com a Pata Direita
Quando você pegar o filhote, lembre-se de perguntar o que e quando ele comeu. Repita este esquema ao menos nos primeiros dias, para evitar problemas gástricos. Se você desejar mudar a ração, faça a mudança gradativamente, no período de cerca de uma semana.  Comece colocando uma parte da nova ração e três da antiga; depois coloque em partes iguais; e depois uma parte da velha e três da nova.
Desde o começo seja consistente. Na viajem para casa o filhote deverá viajar no banco de trás, ou no colo de alguma pessoa ou, preferencialmente, em uma caixa de transporte. Já em casa, deixar que apertem o animalzinho ou que as crianças corram atrás dele é certeza de ter que passar pano no chão – e de se arrepender por ter passado esta lição ao filhote. Ao invés disso, leve-o imediatamente à área reservada para ser seu banheiro.
Daí então, siga o esquema de alimentação, higiene, soninho e brincadeiras/exercícios. Desde o primeiro dia seu filhote precisará de tempo com a família e períodos de confinamento solitário. Solidão poderá ser novidade para o filhote, então ele poderá vocalizar seus medos. Não ceda e vá agradá-lo ou você pode criar um monstrinho. “Opa, se fazendo barulho eu consegui que eles viessem, talvez fazendo de novo e mais alto eu consiga sua atenção novamente”, pensará o filhote. Dê atenção por bom comportamento como morder um brinquedo ou descasar quietinho.
Fazer as coisas corretas desde o começo evita confusão. Através de um bom planejamento você estará a um passo de ter seu cachorro dos sonhos.
Leia também sobre Jacque Lynn Schultz, MA CPDT, Diretor & Companion Animal Programas Aviso, Nacional Outreach, ASPCA
Links de postagens no blog: mau hálito dos cães
 higiene dentaria do cão


Parceiros do PatasEFocinhos Dicas:  DogsPetseOutros Dicas
Editado e revisado por Vivianne - Referência Veterinária
Esta informação não pretende substituir o conselho de um veterinário. PataseFocinhos se exime de qualquer responsabilidade pelas decisões que você faz com base nessas informações
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua família.
Copyright © 2009-2013 PatasEFocinhos Dicas: Cães
***  Direitos Reservados por Lei.

3 comentários:

  1. Essa é a grande duvida que tenho em ter um cãozinho. Quem cuidará? Sem tempo. Achei muito bem colocado a questão de ter um filhote, e a responsabilidade que sem duvida é uma vida longa.

    ResponderExcluir
  2. Para se cuidar de um filhote eu considero que seja igual a cuidar de um bebe,tempo integral,e atenção total.Sempre escapam aos nossos olhares.São como crianças,precisam de muito cuidadr p não fazerem besteiras e ao msm tempo não necessitam de palmadas,ou agressões p aprenderem,basta muita paciencia e carinho.ML

    ResponderExcluir
  3. A escolha sempre recai sobre voce, o que voce decidir para seu cão assim sera a personalidade dele. O cão é o seu reflexo. pense nisso. A sua estupidez com os animais resultará sempre em transtornos psicologicos para eles. Um cão agressivo é o resultado da sua propria estupidez, da sua ignorancia. Lembrete: Cães não são completamente irracionais, pelo contrario, tem 30% de raciocinio e uma percepção muita mais aguçada que muitos humanos.

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...