Saude dos cães

Quando falamos de saude canina, nos referimos a saude fisica, saude psiquica, saude alimentar e saude do bem-estar.
A saude fisica do seu cão:
É aquela saude que seu cão não apresenta nenhum problema de ordem fisica. Está sempre disposto, brincando, correndo e latindo. O cão quando está por longas horas e dias, deitado num canto, sem disposição. Nada lhe dá animo, não lati, não brinca e não se interessa por nada, nem mesmo comer e beber aqua. É sinal que nada vai bem com a saude do seu cão.
Como monitorar a "Saude do seu Cão":
Passando a observa-lo em sua disposição. Verificando a dentição, a vasilha de ração manter sempre limpa e manter aqua fresca.
Inspecionar semanalmente os ouvidos (caso esteja com mal cheiro é sinal de inflamação), e se não está com parasitas no corpo (carrapatos e pulgas) ou com problemas de coceiras (sarnas e micoses) e outras alergias.
Higiene do Cão é Fundamental:
Banhos regularmente, tosa higienca - o acumulo das fezes no anus e a urina no penis do cão é uma das causa de proliferação de determinados virus, não só no cão, mas no meio ambiente. Deve sempre manter essa região higienicamente tosado. O local onde o cão passa mais tempo, deve ser sempre lavado e desinfetado, por razão simples - o pelo do cão cai muito e a pele do cão solta uma seborreia com odores caracteristicos que atrai certos insetos tipo mosca do bicho (varejeira) e caso esteja com parasitas ou sarnas e micoses, irá contaminar seu ambiente, proliferando não só em seu lar, mas de dificil combate. Os carrapatos femeas, depositam ovos (que são milhares) em frestas, buracos, jardins e nos lugares quentes como: sofás, quarda roupas e etc. As sarnas e micose, se propagam não só pelo contato direto, mas também por contato indireto: calçados, roupas e o ar.
Levar o cão ao veterinário, pelo menos duas vezes por ano. 
Um cão que corre, lati e está sempre alegre e diposto, certamente é um cão sadio, disposto a manter a quarda do seu território e também nos alegrar.
Como orientador e adestrador ouço sempre as pessoas questionando: Meu cão é sempre ativo. Corre, não para, late, mexe em tudo, não tem sossego.
Respondo sempre: Não há cão ativo, mas sim, cães com vigor forte, com disposição motora para exercer atividades, mesmo que sejam as que o cão escolheu para si mesmo. Não se baseia em outro do cão, o do vizinho que é um mojo, prequiçoso e não serve pra nada nem pra comer, para julgar o seu cão.
Saiba que cada cão tem sua identidade própria (personalidade).  E além da propria personalidade do cão, há fatores que influenciam na saude do cão, eis algumas:
  1. Uma alimentação rica em proteinas, faz com que seu cão mantenha a forma fisica e disposição.
  2. Um ção com dentes estragados, o leva a varios fatores de uma má saude, tais como: perda de apetitite, dificuldade em mastigar, fica indisposto, dores dentárias, problemas de estomago, perda de peso e etc.
  3. Ao dar banho no cão no quintal de casa, principalmente quando o cão está contido por uma quia de conteção, e o dono com a manqueira de aqua jorra aqua no cão. É um erro fatal, para o cão ter uma otite. A otite também é causada pela friagem. Mal cheiro no ouvido indica uma infecção e deve ser imediatamente tratada. O cão sempre se sacode no banho, por isso devemos sempre verificar se o chumacho de algodão está no ouvido do cão.
A saude do cão é fundamental. Des do nascimento a sua velhice. Bons tratos e cuidados, com o cão nunca é demais. São seres que não sabem por si só se cuidar e se livrar dos parasitas, virus, vermes e doenças. Pense Nisso!

Dicas sobre:


PataseEFocinhos onde voce aprende a cuidar do seu animal de estimação e sobre cães
Este site / blog Sobre é: Filhotes, Cães, como Todas raças, animais em geral e Defesa dos Animais.

Dicas PatasEFocinhos: Cães
Copyright © 2009-2010 Direitos Reservados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...