Otite - Inflamação do ouvido. Cães e gatos

Definição: Otite externa é uma inflamação do conduto auditivo externo. A palavra otite significa inflamação do ouvido do canal, e externa refere-se ao canal auditivo externo. Termos relacionados são otite média e otite interna, que remetem para os canais do ouvido médio e interno, respectivamente.
Otite externa é caracterizada pelos ouvidos com comichão - coceiras, vermelhidão local, mau cheiro, inchaço e muitas vezes uma descarga de um liquido amarelo de natureza de odor alta,  dependendo do agente causador é.
O termo otite externa não implica uma causa, basta que o canal esteja inflamado. As causas sempre variam  e podem ser: corpos estranhos, tais como as arestas de grama, a umidade (a partir de nadar em um lago), bactérias, áqua ao dar banho no anomal sem prevenir, leveduras e ácaros são causas potenciais de inflamação e infecção resultante ou infestação, no caso dos ácaros. Outra possível causa é as alergias, normalmente inalantes, causando vermelhidão inchaço, e as coceiras constantes nas  orelhas.
Podemos enumerar uma pequena lista lista que causa a otite tais como : otite externa bacteriana ou fúngica otite externa para ser mais específico.
O tratamento da otite externa depende da causa . Um ouvido vermelho é na maioria dos casos otite externa. Antibióticos na orelha (e possivelmente na boca do animal ) vai ajudar com problemas de bactérias e penetração de corpos estranhos - neste caso os ácaros e outros parasitas . Antifúngicos e antiparasitários são soluções que ajudarão com leveduras e ácaros.
Se o seu animal de estimação tem um mau cheiro nas orelhas, é coça muito ou sacodi - balança - a cabeça constantemente, consulte o seu veterinário o mais rapidamente possível para evitar mais danos aos ouvidos e tímpanos do cão.
Também conhecido como: infecção no ouvidom e orelha do nadador.
Exemplos:
A otite externa piora sem tratamento adequado e causa na orelha do cão ruptura do cilindro, como também no ser humano.
Os sintomas da otite externa incluem:
  • Coceira do canal auditivo.
  • Vermelhidão da pele do ouvido externo ou no canal da orelha.
  • Drenagem (corrimento) do canal do ouvido, muitas vezes, amarelo ou verde.
  • Dor, ao tocar o ouvido ou mover a mandíbula ao mastigar e também ao latir.
  • Diminuição da audição. 
Formas para evitar o incomodo da inflamação de ouvido nos cães:
* Quando for banhar o cão prevenir contra a aqua, usando bolinhas de algodão introduzidas no ouvido do cão. Assim evita a aqua cair dentro dos ouvidos.
* Secar bem as partes externas das orelhas, evitando de tenha algum vestigio de aqua.
* Comumente retira-se os pelos internos dos ouvidos dos cães, como prática de higiene. Tal prática, segundo alguns especialistas e defensores dos animais, não é recomendável. Fica a critério de cada dono do animal.
* A retirada do cerume também é outra prática não recomendada por especialistas. O excesso de cerume prejudica, mas a falta dele também, portanto, é sempre bom deixar um pouco de cerume no ouvido. Isso também serve para os seres humanos.
* Proteger em abrigo o animal, que muitas das vezes enxargados pela chuva, pode ocasionar uma inflamação nos ouvidos.
* Sempre fazer a higiene dos ouvidos, evitando ácaros e outros parasitas.
Lembre-se: Um animal sadio, está sempre em constante atividade, nunca acoitado em um canto, sem fome, sem sede, sem se locomover, sem correr e brincar. Um cão sadio está sempre ativo, brincalhão, alegre e feliz.
Direitos Reservados

PatasEFocinhos: Dicas - Orienta aos proprietários de cães, para sempre consultar o Médico Veterinário. Os animais não falam, mas dão sinais quando a saúde está abalada.

    Um comentário:

    1. Tenho uma Poodle micro, minha bonequinha, acho que deixei cair água no canal auditivo, agora ela está com dor de ouvido,como já é noite, dei 3 gotas de cetoprofeno, para aliviar a dor, amanhã a levarei ao veterinário. Obrigada por sua matéria, terei mais cuidado ao dar banho, prevenindo com bolinhas de algodão seus ouvidos. Obrigada pelo conselho, valeu!

      ResponderExcluir

    Leia as regras:
    Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
    São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

    - Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
    - Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
    - Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
    - Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
    - O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
    - CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
    - Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
    - Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

    Pesquisa Pets

    Postagens populares

    LEIA TAMBÉM SOBRE;

    Leia sobre:

    Arquivos

    LinkWithin

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...