Como dar banho no cão

Banhos semanais ou quinzenais no cão é recomendável, por uma questão de saúde e higiene não só do animal, mas do meio ambiente em que convive.
A escovação regular para se livrar dos "pêlos mortos", também é outra prática que deve ser usual e regular, e observar os sintomas externos dos parasitas. Seu cão deve tomar banho regularmente. Acostuma-lo a gostar de banhos é importante para a tarefa de dar banhos.
Dicas: É melhor fazê-lo numa banheira. Use um avental de plástico impermeável, se quizer luvas descartáveis. Não esquecer de colocar as bolinhas de algodão no ouvido, para proteger da agua.
Comece enxaguando suas pernas e abdome, depois todo o corpo com água (sem sabão).
Use shampoo e condicionador para cães. Alguns são úteis em determinadas circunstâncias, por exemplo, para reforçar a cor do cabelo de um Poodle. Se o cão estiver muito sujo, e tem gordura no cabelo, use um desses géis detergente especial criado para esta finalidade.
Evite os detergentes, desinfetantes de cozinha e sabonetes de uso humano, esses produtos danificam a pele do animal. Devemos acostumar o cão a tomar banho desde a sua tenra idade.
Em primeiro lugar, coloque o cão cautelosamente na banheira, e depois despeje a água sobre ele com cuidado, usando um chuveirinho, começando com as pernas para trás, e, gradualmente, ir em frente.
Em seguida,  lave-o com sabão apropriado para banhar cães e depois de retirar o excesso de sabão, utilize o shampoo e esfregue, até aparecer espuma, sempre no sentido do crescimento do pelo, da nuca para baixo. A cabeça deve ser lavada no final, evitando que caia shampoo nos olhos, ouvidos e focinho.
 O cão provavelmente vai sacudir, espirrando água para todo lado.
Certifique-se que o sabão e o shampoo foi retirado completamente do cabelo do cão, enxaguando bem, e em sequida passar o condicionador no corpo ( sempre a cabeça por ultimo), no mesmo sentido que passou o sabão e o shampoo, da nuca para baixo até a cauda (rabo).
Depois disso, você só tem que escorrer o excesso de aqua, passando a mão no corpo do cão, uma vez que a água restante no cabelo - ou seja a pelagem, foi retirada, use a toalha para seca-lo.
A secagem do cão não pode ser desordenada, de qualquer maneira, para não embaraçar os cabelos. Sempre secar no sentido da nuca para baixo.
Em seguida, usar o secador. Primeiro, o cão pode ter medo do secador de cabelo, então é melhor introduzi-lo gradualmente, e usá-lo em baixas temperaturas para evitar danos a sua pele.
O calor excessivo prejudica não só a pelagem, mas cria irritações na pele do cão.
Com que freqüência devo dar banho ao cão?
O recomendável é uma vez por semana, ou por quinzena. As pessoas que utilizam os serviços de um profissional em salões de banho e tosa, geralmente o fazem quinzenalmente. Quando o cão está bem sujinho, cabelos grandes e ou infestado de parasitas. Ao utilizar os serviços de salões de banho e tosa, o certo é manter banhos regulares por semana, e sempre o corte padronizado por raças.

Banhar o cão adequadamente é fundamental para a manuter o animal vigoroso e com uma boa saúde.

A pele é o maior órgão do corpo e ao banhar o cão é fundamental massagerar a pele para estimular a circulação sanguínea e mante-la saudável.
Banhos incorretos podem causar uma condição de emaranhamento no pêlo, que é desconfortável para o cão.
O primeiro passo para o banho perfeito do cão é uma boa escovação, antes de coloca-lo na banheira.
Para cães de pêlo curto, fazer movimentos circulares com um pente de caril feito de borracha com dentes de corte nas bordas. O pente vai puxar o pêlo morto.
Escovas Slicker vai tirar os pêlos mortos. Comece com as pernas e mantenha os cabelos exterior, de modo que você pode escovar da pele para fora.
Use esta técnica em todo o cão - o corpo, pernas e cauda. Alguns cães se ressentem quando a cauda está sendo escovado assim  deixar para o último.
Para cães de pêlo fino usar uma escova de cerdas naturais. Umedecer a área a ser trabalhada com um condicionador bom no casaco (cabelo, pelagem, pêlo).
Para cães de pêlo longo usar uma escova de pinos de cerdas com bolinhas nas pontas se o revestimento (o pelo) não está embaraçado, uma escova de cerdas de metal se o pêlo está emaranhado.
Comece pelos pés, mais uma vez a escovação do pelo, se começa escovando aos poucos os cabelos (pêlos), sem tocar na pele que está logo abaixo do pêlo.
O segredo para escovação completa é escovar apenas alguns pêlos de cada vez, até escovar todo o cão. Verifique cada área com um pente, se o pente passa  e agarra, ou fica preso no pêlo, continuar todo o caminho até o meio do cão na parte traseira. Vá para a área do lombo e as patas traseiras e depois, passar para cada lado das costas do cão, até abaixo da barriga. O pente não pode agarrar ou prender-se no pelo.
Agora você está pronto para escovar e banhar o cão
Lembrete: Nunca usar shampoos humanos para lavar o seu cão. Shampoos para cães são especialmente formulados para atender o nível de pH da pele de um cão. Shampoos humanos podem tirar do pêlo do cão, óleos essenciais. A técnica certa para banhar um cão é determinada pela textura e comprimento da pelagem. Cães de pêlo curto são lavados com um vigoroso movimento circular que vai retirar a sujeira. Em cães com uma costa de tamanho médio, use um movimento de vai-e-vem. Em cães de cabelo farto, só vão na direção do crescimento dos pêlos.
Editado e revisado por Vivianne - Referência Veterinária
Esta informação não pretende substituir o conselho de um veterinário. PataseFocinhos se exime de qualquer responsabilidade pelas decisões que você faz com base nessas informações
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua familia.
Copyright © 2009-2012 PatasEFocinhos Dicas: Cães
***  Direitos Reservados por Lei.

 
                                          Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...