Castração e suas vantagens

A diminuição da agressividade: Uma das vantagens mais importantes do comportamento da castração é que, como adultos, os cães tendem a ser menos agressivo tanto em direção a outros machos, e também as pessoas.

 Os andrógenos (masculinos), hormônios, dos quais a testosterona é o mais importante, são responsáveis pelo desenvolvimento de muitos padrões de comportamento. Quando filhotes entre 7 º e  8 semanas de idade  cães irmãozinhos, montam um no outro numa excitação sexual isso é por causa de picos de andrógenos em seus corpos. O mesmo acontece com o comportamento agressivo.
Alguns medicamentos que têm androgênicos, a atividade hormonal freqüentemente causam o aumento da agressão (um exemplo seria a medicação de controle de natalidade, que contém um destes produtos químicos do tipo androgênico).
A castração tem um grau de agressão, mas através dela supri varios comportamentos agressivos entre os animais. Seu efeito é maior se for feito antes de um ano de idade.
Uma segunda vantagem do comportamento da castração é que estes cães não  vão andar quando sentem o cheiro de  uma fêmea no cio, e nem vão  ficar inquietos e muitas das vezes agressivos, e nervosos.
Os cães masculinos podem sentir a fêmeas no cio através de feromônios. Estes são atrativos químicos no ar que são liberados pela fêmea quando ela está sexualmente excitada. Os feromônios (o atrativo sexual) viajam pelo ar a grandes distâncias, de no maximo alguns km. As feromonas são estímulos sexuais muito eficazes a sedução do macho. Por essa razão, que no periodo do cio (tanto macho ou femea), não há como controlar um cão sexualmente ativo.
Fazer vasectomias em cães, poderiamos pensar que estaríamos privando os animais de sequir em sua escala evolutiva.  O problema com este raciocínio foi que muitos manteram seus cães restritos em suas casas, em um canil, ou em uma  corrente preso em algum lugar da casa, deste modo evitando a cruza. Mesmo o cão preso ou castrado ele ainda cheira a fêmea no cio quatro km de distância.
Se os cachorros são neutralizados em uma idade adiantada, eles não vão sentir ou responder aos feromônios, e seriam menos estressados e tendem a permanecer calmo na epoca do cio.
As vantagens médica são inúmeras e significativa. A vasectomia não servi  para outro propósito a não ser do controle permanente da  proliferação canina e felina..

PatasEFocinhos Dicas
Saùde - Higiene - Estética - sobre todas as categorias de saúde e Higiene dos cães
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua familia.
Copyright © 2009-2011 PatasEFocinhos Dicas: Cães
***  Direitos Reservados por Lei.
                                                        Voltar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...