Cuidados com a pelagem do cão

O cães em ambientes fechados precisam de mais cuidados


Sem escovar ou pentear regularmente, o pêlo de seu cão pode formar nós. 
Eles podem puxar e causar inflamações à pele sensível do cão, além de serem doloridos para remover.
Mesmo os cães de pelagem curta e baixa precisam de escovação regular, para distribuir o óleo da pele e remover pêlos mortos.
Com isso em mente, todos os donos de cães devem ter alguns acessórios de beleza à mão.
Acessórios para embelezamento de cães:
Um pente de pulgas com dentes finos de aço inoxil que dura muitos anos para o trato  de seu cão. 
Pente de duas faces: Fino e Grosso
Também use esse pente para remover pêlos mortos e soltos. Se a pelagem de seu cão está muito embaraçada, não use um pente, pois você acabará machucando-o.
A escovação regular mantém a pele saudável, estimulando o fluxo sangüíneo e distribuindo os óleos naturais. Se seu cão tem pelagem curta, uma escovação semanal dá conta do recado. Entretanto, uma raça de pelagem grossa, longa ou desgrenhada, como um afghan ou old english  sheepdog, pode exigir cuidados diários. 
Uma escova de cerdas de borracha pode prevenir a formação de nós e uma escova de couro curtido ou luva de borracha podem remover os pêlos soltos rápida e facilmente, passando sobre o pelo do cão. 
Para melhores resultados, esteja certo de que você está penteando no sentido para baixo em relação à pele, do pescoço para o rabo do cão.
Use uma escova de cerdas naturais em cães de pêlo curto. 
Esse tipo de escova também pode ser usada em raças como husky e collie, que têm "pelagem dupla": uma pelagem macia por baixo e uma pelagem externa resistente.
Escova de pinos de aço e cerdas naturais
Uma escova de pinos de aço é bem melhor para cães de pelagem longa, como maltês, shihtzu e yorkshire.
Alguns cães, como poodle, bichons frises, kerry blue terriers têm a pelagem cacheada ou ondulada, precisando do uso de uma escova de borracha com cerdas curvas
Para aqueles com pêlos lisos, escorridos, sedosos e finos, como setters ou spaniels, a escova de pinos ou de cerdas de borracha são boas escolhas.
Antes de começar a escovar, umedeça a pelagem de seu cão com um condicionador em spray. Isso ajuda a escova a se movimentar suavemente no pêlo e diminui a eletricidade e os fios partidos.
Desembolador de nós
Para remover nós, coloque um pouco de óleo para bebê ou líquido desembaraçante em cada um. Após vários minutos, tente desprender e separar os fios do nó, usando os dedos ou o dente final de um pente. 
Escove cuidadosamente cada uma das partes desprendidas, indo devagar para não machucar seu cão. Em casos mais sérios, a pelagem inteira terá que ser cortada.


Você deve reparar que a pele e os pêlos de seu cão ficam mais secos durante o inverno e que a pelagem fica estalando com a eletricidade estática toda vez que você o acaricia ou escova. Após o banho, trate a pele de seu cachorro com um condicionador especial. 
Uma leve camada de vaselina também pode ajudar a aliviar almofadas dos pés secas e quebradiças.
Pedicure:

Não negligencie a rotina de cuidados com os pés dos cães, ele é suscetível a picadas ou machucados causados por vidros ou por outros objetos afiados, bem como arranhões e esfolamentos causados por calçadas de cimento e cascalho. 
Examine os pés de seu cão de tempos em tempos para ter certeza de que ele não pegou nenhum grude. 
Se carrapichos ficarem grudados na pata, remova-os com tesouras. ou uma pinça. Limpe os pequenos cortes e passe pomada ou creme antibiótico. Busque tratamento veterinário para cortes mais sérios.
Pequenos cortes ou doenças de pele podem causar infecção nas glândulas sudoríparas entre os dedos os pés, um problema comum em bull terriers, dobermans e pequineses. 
Mergulhar os pés sofridos em um escalda-pés com água morna e sal aliviará a dor. 
Uma infecção mais grave ou persistente precisa de cuidados veterinários, antibióticos ou outro tratamento reforçado.
Se o seu cão pisar em algo grudento, amacie colocando margarina, manteiga de amendoim ou banha nos pés. Então, tire o objeto aos poucos. Coloque gelo no chiclete para fazê-lo ficar frágil e fácil de remover. 
Você também pode tentar mergulhar o pé em uma mistura de água morna com sal e azeite ou óleo mineral.
Corte de unhas dos cães:

Alicate corte de unhas 
Cortar as unhas de um cão exige prática, paciencia e perseverança. Manter as unhas de seu cãozinho propriamente cortadas significa menos estragos no seu carpete e pisos, além de uma menor chance de dor por causa de unhas agarradas, quebradas ou encravadas. 
Quanto mais cedo você começar a acostumar seu cão a ter as unhas cortadas, mais fácil será ao longo da vida, especialmente se seu cão ainda é um filhote. 
Use cortadores de unha especialmente feitos para cães. Para melhores resultados, espere que ele esteja relaxado ou adormecido. 
Corte onde as unhas curvam, do outro lado da área sensível e rosada conhecida como sabugo. É fácil evitar esse lugar se as unhas de seu cão são claras, mas unhas escuras necessitam de mais precisão. 
Se você cortar muito a unha e atingir o sabugo, use um bastão ou pó adstringente para fazer parar o sangramento. 
Mergulhar a unha no amido de milho também ajuda a estancar, ou então, mantenha uma barra de sabão próxima quando você estiver cortando as unhas de seu cão. 
Se você atingir o sabugo, apenas esfregue a unha pela barra de sabão para parar de sangrar. Corte as unhas de seu cão a cada duas semanas ou quando necessário. 
Elas precisam ser cortadas se tocam o chão quando o cão está parado em uma superfície rígida ou se fazem barulho de cliques quando ele anda.

Vivianne: Referência Veterinária : WMD Veterinária Handbook" (direitos reservados)
DogsPetseOutros Dicas Parceiro do PatasEFocinhos Dicas
Saúde - Higiene - Estética
                                                voltar ao topo
Instruções sobre todas as categorias de saúde e Higiene dos cães
Acesse o site:  petseoutros.blogspot.com.br
Esta informação não pretende substituir o conselho de um veterinário. DogsPetseOutros e PataseFocinhos se eximem de qualquer responsabilidade pelas decisões que você faz com base nessas informações.
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua família.
Copyright © 2009-2015 - PatasEFocinhos Dicas: Cães
***  Direitos Reservados por Lei.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...