Cães de porte pequeno, sempre traz algumas complicações e nesse caso chame o veterinário.
Na hora do parto sempre devemos manter a calma.
Primeira fase : As contrações do colo do útero começam e torna-se dilatado e amolecido.
Isso pode levar até 12 a 24 horas. Você pode assistir ao parto. Alguns cães não dão qualquer indicação de que eles estão em fase de trabalho de parto, enquanto os demais cães podem evacuar, urinar, chorar, ou mesmo se esconder .
Se você perceber que seu cão está na Fase do trabalho de parto, agora é uma boa hora para ajeitar um cantinho para a futura mãe ter os seus filhotes. Na maioria dos casos, a futura mãe escolhe o local. Apenas forre o local com panos limpos e deixe o resto com a mamãe que ela sabe o que fazer. Não interfira, apenas assista e observa. Voce poderá causar stress e desta maneira dificultar o parto.
Segunda fase: A futura mamãe empurra o filhote de cachorro e essa sequencia pode durar alguns minutos, até ela expelir seu primeiro filhote. Depois do primeiro filhote, o espaço de tempo para outro filhote nascer, fica mais longo. Lembre-se que o parto pode durar até 12 horas. E a cada filhote que nasce, o tempo fica mais longo para o nascimento de outro filhote, é normal. Não fique nervosa(o).
Uma vez que o primeiro cachorro está fora, a mãe deve retirar o saco amniótico em torno da cabeça do cachorro. Se ela não remover o saco dentro de alguns segundos, pegue o cachorro e retire voce mesma(o) o saco amniótico.
Este saco deve ser removido para que o cachorro começe a respirar por conta própria. Proceda da sequinte maneira. Com as pontas do dedo perfura o saco (que é uma pele fina, cheia de aqua), e em volta do focinho do filhote e em sua boca, logo apos alguns segundos o filhotinho resprira.
Não precisa a famosa palmadinha. Muitas das vezes tive que sucar as narinas do recem filhote para retirar o liquido. Sei que voce não fará isso, mas tem um sugador para realizar esse trabalho. Veja abaixo nos itens de materiais.
Este saco deve ser removido para que o cachorro começe a respirar por conta própria. Proceda da sequinte maneira. Com as pontas do dedo perfura o saco (que é uma pele fina, cheia de aqua), e em volta do focinho do filhote e em sua boca, logo apos alguns segundos o filhotinho resprira.
Não precisa a famosa palmadinha. Muitas das vezes tive que sucar as narinas do recem filhote para retirar o liquido. Sei que voce não fará isso, mas tem um sugador para realizar esse trabalho. Veja abaixo nos itens de materiais.
Terceira fase: A placenta.
Para cada cão recem nascido há uma placenta. Se a mãe tiver 8 cães, serão oito placentas. Às vezes, um cão dará à luz a dois filhotes de cachorro e depois, irá expelir as duas placentas.
Essas placentas geralmente as mães comem. Mais voce poderá assim que for expelida para fora, pegar e colocar em saco plastico para jogar fora.
O filhote por um instinto incrivel rapidinho acha as tetas da mamãe, digo que assim que eles nascem ficam alucinados pela teta e começam a mamar. Aguns podem até errar o caminho as tetas, voce pode coloca-los na teta da mãe.
Muitos filhotes nascidos, geram uma disputa acirrada pela unica teta, mesmo tendo 6 ou 8 tetas disponíveis.
Essas placentas geralmente as mães comem. Mais voce poderá assim que for expelida para fora, pegar e colocar em saco plastico para jogar fora.
O Cordão Umbilical:. A mamãe sabe por um instinto materno incrivel como proceder no corte do umbigo, numa precisão de dar inveja a muitos. Caso ela não faça, proceda assim : com uma tesoura esterilizada corte o umbigo numa altura de no maximo 0,2 cm, não corte muito rente. Causa sangramento e deve ser estangado. Muitas das vezes o cordão umbilical pode estar enrolado no pescoço ou no corpo do filhote, basta voce ajudar a desenrolar e se a mãe não cortar, faça voce mesma(o).
Os panos que voce forrou, sem duvidas após o primeiro filhote ficará sujo de sanque e molhado. Aconselho não trocar, a não ser que o cão tenha plena confiança em voce, e nem retire o filhote de perto da mãe, e não remova a mãe e os filhotes do local. O filhote por um instinto incrivel rapidinho acha as tetas da mamãe, digo que assim que eles nascem ficam alucinados pela teta e começam a mamar. Aguns podem até errar o caminho as tetas, voce pode coloca-los na teta da mãe.
Muitos filhotes nascidos, geram uma disputa acirrada pela unica teta, mesmo tendo 6 ou 8 tetas disponíveis.
Obs: Use luvas descartáveis, e que também não esteja com perfumes no seu corpo. Se fuma, nem penar em fumar perto. As mamães cão são hiper sensiveis a qualquer cheiro e podem abandonar os filhotes no primeiro momento do nascimento destes. O cheiro da cria deve ser o que predomina, e a mamãe conhece.
Uma das coisas que me admirou e confesso fiquei apaixonado pelo instinto materno das cadelas, foi quando fiz o parto pela primeira vez a 20 anos atrás de minha Rotwellier, posteriormente de minha poodle, e depois de diversos cães. Ela começou a chamar o filhote que ainda estava em sua barriga, para ele nascer, fiquei muito emocionado. Mãe e mãe, até os animais sabem disso. E o carinho ao ver o filhote. Confesso chorei de emoção.
Materiais necessários para prestar assistência ao Parto de cão:
Existem alguns itens que você vai querer ter em mãos quando o cão estiver pronto para dar à luz.
A coisa mais importante é voce determinar um local para o parto, onde a futura mãe pode tranquilamente e livre de estresse, ter os seus filhotes. Deixe que a propria futura mãe faça o parto tranquila, ela sabe como proceder na hora do parto. Apenas observa e assista, como a natureza é sabia.
Os outros itens que você vai querer ter em mãos são apenas no caso de você precisar para auxiliar a mãe. - Aspirador Nasal Infantil ( seringa ): Para fazer a sucção da boca e nariz quando você tiver que remover o saco amniótico do cachorro.
- Toalhas de banho: Para secar os filhotes depois que eles nascerem. Se a mãe não tenha tido o cuidado de seca-los.
- Providone Iodo ( solução ): Para mergulhar a extremidade do cordão umbilical no iodo, assim que for feito o corte pela mãe ou por voce. Por um instinto incrivel a mãe lambe o local cortado no umbigo até o sanque estangar, caso voce coloque o iodo não deixe ela lamber.Para não quebrar o clima, deixe que ela faça isso por alguns minutos e depois coloca o iodo. Desta maneira evitando que a mosca pouse e de bicheiras.Voce deve tratar do umbico 3 vezes ao dia, até o umbico ficar completamente seco e caia.
Dicas sobre:
Valeu pelas dicas!!! Estou com uma Lhasa para dar a luz. Rogério. SP, 18/3/2013
ResponderExcluirObrigada, nos prestegie sempre.
Excluirminha maltes esta tendo cria pela terceira vez
ResponderExcluiras duas primeiras foram normais, so que ela começo ter filhotes porém so veio um ate agora isso tem mas de 5 horas e a barriga dela esta grande e eu sinto os filhotinhos mexendo isso e normal,
depois do primeiro filhote posso esperar sem leva-la ao veterinário.
obrigada
Muitas das vezes. A cadela pari de 3 a 6 filhotes, de um apara o outro ha um tempo de duração, que muitas das vezes leva horas. O esforço para pari tem que ser compensado com o descanso ( pausa). Morto na barriga n vai ficar, ela expeli para fora.
ExcluirMinha cadela teve 6 filhotes porém uma semana depois que eles nasceram ela voltou a por eles no lugar onde teve eles Como faço para tirar ela de lá e fazer com que ela não põe a eles lá novamente
ResponderExcluirVc tem que acostuma-la no novo lugar. Onde ela teve os filhotes, esta o cheiro do colostro, do sangue , etc. Tem que ter paciencia.
ResponderExcluirMinha cadela entrou em trabalho de parto ontem por volta das 22:00hs teve o primeiro filhote as 23:30 o segundo umas meia hora depois e já são 8:00 HS e ate agora não nasceu mas nenhum como faço pra saber se ta normal me ajudem pelo amor de Deus to muito preocupada geralmente ela pari 6 cachorrinhos mas não demora assim ,ela tem 6 anos é a quarta cria dela é uma yorkshire
ResponderExcluirMinha Poodle está com uma parte da placenta pra fora da barriga , mas não sai nem uma parte de nem um filhote .
ResponderExcluirOq eu faço