É o nome dado ao hábito de comer fezes, ou dele próprio ou de outro animal e de humanos.
As fezes dos gatos e de humanos parecem particularmente tentador para os cães.
A maioria dos cães com coprofagia são bem nutridos e não mostram evidência de uma deficiência de nutrientes que seriam responsáveis pela compulsão de comer fezes. Esses indivíduos podem ter adquirido uma preferência por fezes partir da idade de filhotes, ainda nas tetas da mãe, pelo desleixo do dono, não manter o chamado berçario limpo e higienico.
Outras razões pelas quais às vezes pode levar o cão a comer fezes, inclui o tédio e o confinamento em ambientes fechados, como um canil . Repreender o cão agressivamente por causa de um mal feito também pode levá-lo a querer comer a evidência. Seja qual for a causa, uma vez estabelecido, o hábito é difícil de quebrar.
O local onde o cão permanece confinado ou preso, sujo de micção e de fezes, é um motivo que pode leva-lo a comer fezes e beber a propria urina em caso da falta de aqua na vasilha. Locais sujos é um problema terrivel. Enquanto em muitos casos a sujeira do local é devido a um problema de comportamento do proprietário do cão, que leva o animal a problemas de saude.
Não é difícil ou mesmo impossível para o proprietario do animal de estimação distinguir entre a sujeira do local onde a permanencia do cão é obrigatoria e imposta como um comportamento seu de desleixo e maus tratos ao cão. Por esta razão, o primeiro passo para resolver o problema da sujeira do local de permanencia (casa) do cão e manter o local diariamente limpo e leva-lo a um veterinário para um check-up e Urinálise.
Uma minoria de cães têm uma razão médica para coprofagia. Cães com síndrome de má absorção, em particular, têm um apetite voraz e comem fezes numa tentativa de adquirir calorias adicionais. Coprofagia também tem sido descrita em cães em tratamento com corticosteróides e aqueles com síndrome de Cushing, diabetes mellitus, hipertireoidismo e parasitas intestinais.
Comer fezes é indesejável, não só por razões estéticas, mas porque a ingestão de fezes de animais pode trazer parasitas intestinais.
Cães que comem grandes quantidades de esterco de cavalo pode desenvolver grave vômitos e diarréia. Cães que comem fezes de animais de grande porte que foram vermifugados recentemente podem desenvolver toxicidade do resíduo presente na medicação contra os vermes e nas fezes.
Tratamento: O exame veterinário é necessario para verificar se há parasitas e outros problemas médicos. Limpeza inclui a remoção de fezes a partir do ambiente tão rapidamente quanto possível, e distraindo o cão, fornecendo exercício extra e interacção com outros animais e seres humanos.
Fornecer brinquedos adequados para a mastigação também pode ajudar a prevenir a coprofagia causado por tédio e maus tratos.
Alimento enlatado proporcionar uma textura semelhante e pode ajudar no combate a coprofagia.
Um certo número de ingredientes têm sido sugeridos como aditivos para alimentos do cão para melhorar a digestão e de tornar as fezes menos apetitosa.
Uma lista parcial inclui amaciadores de carne, abacaxi esmagado e vitaminas do complexo B, ácido, enxofre glutâmico, glutamato monossódico, chucrute, e abóbora enlatada. Forbid é um produto frequentemente recomendado feito a partir de alfafa que dá as fezes um odor e sabor desagradável . Não existem estudos científicos para provar ou refutar a eficácia de qualquer desses aditivos, mas relatos sugerem que podem ser benéfico em alguns casos.
Editado e revisado por Vivianne - Referência Veterinária
Copyright © 2009-2012 PatasEFocinhos Dicas: Cães
*** Direitos Reservados por Lei.
Editado e revisado por Vivianne - Referência Veterinária
Esta informação não pretende substituir o conselho de um veterinário. PataseFocinhos se exime de qualquer responsabilidade pelas decisões que você faz com base nessas informações
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua familia.Copyright © 2009-2012 PatasEFocinhos Dicas: Cães
*** Direitos Reservados por Lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:
- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.