A orientação a sequir são para cães arredios na hora do corte de unha. Eis uma maneira simples e facil de treinar, educar, adestrar o cão e de condiciona-lo ao corte de unha, sem stress, temor ou pavor da parte do cão. Essa é uma das fases em que o tratador de cães tem que ter muita paciencia.
Muitas das vezes não é tão simples, conforme se imagina. Tem cães muitos arredios na hora, não só de cortar as unhas, mas também no banho, na secagem, na tosa, na tosa higienica e limpar os ouvidos.
Aqui voce vai aprender a técnica de treinar o cão para futuros cortes de unhas, sem medo, pavor e stress. Primeiro passo:
Colocar o cão na posição sentada, em sequida com o cortador de unha passe levemente na pata que vai iniciar o corte, até ele acostumar com o material (faça isso em cada pata umas dez vez).
Peque a pata que irá iniciar o corte, e faça conforme a figura acima ( umas dez vezes) levantando-a até a altura desejada e simule o corte. Faça isso em todas as patas. Sempre dizendo algo a favor para o cão.
Obs: não faça movimentos bruscos. Dessa maneira educando e condicionando o cão, a não temer na hora de cortar as unhas.
Nota: Voce poderá achar que está perdendo tempo. O cão que não tem o hábito de cortar as unhas, geralmente ele se stressa, demonstra medo e pavor não só do alicate de corte e muitas das vezes avança contra a ferramenta de trabalho e ataca o tratador. Fato esse de auto-defesa do animal.
O cão ve o alicate de cortar as unhas como um suposto agressor. A defesa é o ataque, o rosnar.
Segundo passo: Nota: Voce poderá achar que está perdendo tempo. O cão que não tem o hábito de cortar as unhas, geralmente ele se stressa, demonstra medo e pavor não só do alicate de corte e muitas das vezes avança contra a ferramenta de trabalho e ataca o tratador. Fato esse de auto-defesa do animal.
O cão ve o alicate de cortar as unhas como um suposto agressor. A defesa é o ataque, o rosnar.
Observado que o cão não demonstra não ser arredio ao alicate de corte, inicia-se o corte de unhas. Sempre dizendo algo ao cão para tranquiliza-lo. Caso o cão demonstre ainda medo, faça o mesmo procedimento inicial, até que ele obtenha confiança no manejo do alicate em suas unhas.
Dica: Voce tem que se conscientizar que essa é a fase incial de um condicionamento para futuros cortes, os quais fará sem restrições da parte do cão. O trabalho é penoso, cansativo, mas compensa. A pressa resulta em diversos erros, principalmente as mordidas que levamos e os ferimentos que causamos ao cão. Com certeza que na proxima vez o cão aceitará o corte de unha sem causar problemas. como escovar o pelo do cao
maneira correta de banhar o cao
infeccoes do ouvido otite externa
Vivianne: Referência Veterinária : WMD Veterinária Handbook" (direitos reservados)
DogsPetseOutros Dicas. Parceiro do PatasEFocinhos Dicas
Saùde - Higiene - Estética
Acesse o site: patasefocinhos ou petseoutros.blogspot.com.br
PataseFocinhos se eximem de qualquer responsabilidade pelas decisões que você faz com base nessas informações.
PatasEFocinhos. Sempre informando para o bem-estar do seu cão e de sua familia.
Copyright © 2009-2013PatasEFocinhos Dicas: Cães
*** Direitos Reservados por Lei.
Foi fácil cortar as unhas do meu cão seguindo suas orientações. Me ajudou mt.
ResponderExcluir