As Qualidades ou caráter do Cão

Quais são as qualidades que produzem o caráter do filhote de cachorro?
Os conceitos de cinofilia descreve,
Nove qualidades básicas :
Reação (ou temperamento), a Coragem, a Agressividade,   a Combatividade, a Docilidade, a Vigilancia, a Curiosidade, a Sociabilidade e a possessividade.  
Não é preciso chamá-los de qualidades, porque por si só não são bons ou maus.  
É o homem que lida com estas características de ser bom ou mal para seus próprios fins (formação de funções diferentes) e, portanto, considerando a qualidade do que é realmente parte da estrutura psicológica do animal.
O cão pode ter estas características bem desenvolvidas ou não, como ele pode ter cabelo longo ou curto, a cauda mais ou menos longos e erguer as orelhas. 
Insisto na franqueza e ingenuidade do cão , porque é importante notar que ele não está consciente de ser bom ou mau, corajoso ou covarde. Ele aprende a sentir-se um "bom ou mau cão ", de acordo com as reações humanas ao seu comportamento.
Vamos analisar, as Nove qualidades que acabamos de mencionar:
Reação ( ou temperamento) : Esta palavra qualifica a velocidade do cão em reagir a estímulos externos, positivos ou negativos.  
Um cão com um temperamento alegre vai reagir rapidamente ao ver seu dono, ou a um estranho. Nós não nos importamos como ele reage, mas com a velocidade, quanto mais cedo ele reage ao temperamento forte.
Coragem :  É a capacidade de suportar dolorosos estímulos externos. Por exemplo, se nós pisamos em sua pata, ele vai começar a chorar ou ter uma outra reação, que pode ser de ataque.  
Os filhotes são muito complicados. Nos exercícios de trabalho de testes, o treinador acerta o cão duas vezes com a vara, donde podemos avaliar o valor de seu temperamento e não por causa da crueldade. A reação pode ser diversa, ou de submissão ou de medo e até mesmo o inesperado, o ataque.

Agressividade : É o impulso para a luta como reação a um estímulo ameaçador em direção a ele, o seu território, ou as pessoas que ele ama.  A agressividade não é boa e nem ruim, mas uma característica natural que todos os cães devem ter, embora em algumas raças é mais forte, predominamais do que os outros.
O que realmente interessa (especialmente em animais de treinamento) é a combatividade.  Agressividade, por si só não é mais do que um impulso que pode causar uma briga, se o cão é combativo, e o outro não, então este vai correr e sair  fora, se ele não tem isso (agressividade).

Combatividade : É a capacidade de entrar em ação, que está transformando a agressividade em luta.
Docilidade : No cão significa a aceitação espontânea do homem como um superior hierárquico, sem imposição. Na prática, é a capacidade de amar o seu dono, a obedecer-lhe, para aprender o que ele ensina, e confiar nele. Por esta razão são fiéis amigos.
Vigilância : É a capacidade de advertência por latidos ou linguagem corporal, de um possível perigo externo para ele ou seu dono (aqui temos o cão de quarda). Isso geralmente acontece, mais freqüentemente, dentro de seu território (área delimitada). No entanto, a formação pode contribuir para estimular essa qualidade em território neutro.
Curiosidade : É de interesse para o mundo externo, e tudo que possa atrair sua atenção. É um atributo muito importante, porque sem a curiosidade, o cão é indiferente, e incapaz de aprender, de armazenar informações.
Sociabilidade :  É a capacidade de abordar os homens em uma forma simples e natural, sem agressividade, num comportamento amigável e de aceitação. Não confunda com a socialização, que é o período em que o cão começa a ter um lugar hierárquico dentro da família.
Possessividade : É a sua capacidade de considerar-se como proprietário de algo ou alguém. É muito importante, porque sem esa possessão, o cão não iria defender o seu proprietário ou uma casa, se não são suas.
Nota : Cães são dóceis quando bem tratados, com atenção, carinho e sem agressividades ou maus tratos, só que muito perigosos quando não são tratados adequadamente, quando são escurraçados, agredidos, mal tratados e com indiferenças.
PataseEFocinhos é onde você pode aprender sobre cães.
Este site/blog é sobre: Filhotes, Cães, todas as raças, animais em geral e Defesa dos Animais.

PatasEFocinhos Dicas: Cães

Um comentário:

  1. Parabéns Artigo extremamente Relevante !!

    Giordano
    http://www.vidamansa.com
    http://www.puzzle3d.com.br

    ResponderExcluir

Leia as regras:
Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Em hipótese alguma faça propaganda de outros blogs ou sites;
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- CAIXA ALTA, miguxês ou erros de ortografia não serão tolerados;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;
- Não se preocupe em enviar trackbacks, os backlinks são automáticos.

Pesquisa Pets

Postagens populares

LEIA TAMBÉM SOBRE;

Leia sobre:

Arquivos

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...